
12º Curso de Atualização Bíblica – Paraguay12º Curso de Atualização Bíblica – Paraguay
Iniciou esta terça feira (6) a décima segunda edição do curso latino americano de atualização bíblica. Conta com a presença de 30 bispos de vários países do continente. Organizado pelo CELAM (Conselho episcopal latino americano), vai até ao próximo sábado, dia 9, na casa Emaús, em Asunción. O título do curso é “O sermão da montanha, a proclamação do Reino e a conversão pessoal e pastoral”; o primeiro objetivo é a formação contínua dos bispos.
Mons. Juan Espinoza, bispo auxiliar de Morelia – México, na conferência de imprensa, e na qualidade de secretário do CELAM, afirmou que se pretende facilitar o caminho a uma igreja missionária em saída, uma igreja pobre para os pobres, que tenha um olhar para si mesma, de modo a chagar a uma conversão pastoral do seu agir. Poderemos assim manter-nos em diºalogo permanente com o mundo e com os ambientes sociais, económicos e políticos; mantendo-nos em diálogo contínuo com a cultura atual.
A igreja latino americana está, continuou o bispo Espinoza, num bom momento e deu um fruto qualificado – o papa Francisco, e está chamada a ir às periferias. Mons. Edmundo Valenzuela, arcebispo de Asunción, salientou que a formação permite que os bispos cheguem melhor aos filhos de Deus, através também dos padres, diáconos, catequistas e leigos.
Interveio ainda o colombiano, padre Guillermo Acedo, diretor da Escola Bíblica do CELAM, para mostrar o programa do curso: Enfatizar as bem aventuranças, centrando-se no evangelho de Marcos, uma vez que se pretende uma igreja que sai em direção aos pobres, doentes e afastados.
Questionado pelo jornal La Nación do Paraguay acerca dos casos de pedofilia, Acedo disse que a igreja “está tomando providências no sentido de prevenir a pedofilia e também de acompanhar as vítimas”. Acrescentou que, no mundo, a única instituição a tomar a sério esta ‘chaga’ foi na realidade a Igreja Católica e a existência de alguns casos isolados não anulam todo o bem que se tem feito na igreja.
Também no Paraguay, na próxima semana (11 a 16 de Setembro) realiza-se o Encontro latino americano de Comunidades de Base com 350 delegados de diversos países, na casa de retiros Tupã Rekavo de Luque. E em outubro, também Asunción vai ser a sede do 3º Encontro latino americano de Comunicadores.
(origem: Zenit)