
Pe. Tesfaye é reeleito Geral dos Missionários Combonianos
Sábado, 25 de junho de 2022
Esta manhã, o Pe. Tesfaye Tadesse Gebresilasie, 52 anos, foi reeleito, por grande maioria, Superior Geral dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus durante o 19º Capítulo Geral, que se realiza de 1 a 30 de junho na Casa Geral do Instituto, em Roma.

O Padre Tesfaye nasceu em Harar (Etiópia) em 22 de setembro de 1969. Ele fez seus votos perpétuos no Instituto Comboniano em 1 de novembro de 1994 e foi ordenado sacerdote em sua arquidiocese natal – Adis Abeba – em 26 de agosto de 1995. Imediatamente após concluir seus estudos de teologia em Roma, ele passou um ano no Egito para aprender árabe e depois foi trabalhar no Sudão (1997-2000). Entretanto, ele estudou e obteve sua licença em Estudos Árabes e Islâmicos no Pontifício Instituto de Estudos Árabes (Pisai) em Roma (2000-01).
Em seguida, retornou ao seu país de origem, onde realizou serviço pastoral e, após um breve curso de formação no Salesianum (UPS), trabalhou na promoção e formação vocacional (2002-03). Em 2005, foi eleito superior provincial dos Combonianos na Etiópia, cargo que ocupou até 2009. Durante esse período ele também foi presidente da Associação dos Superiores Maiores da Etiópia.
No 17º Capítulo Geral em 2009, foi eleito Conselheiro Geral, responsável pela Formação Básica e pelas Circunscrições da África anglófona e Moçambique. No Capítulo Geral seguinte, em 2015, ele foi eleito Superior Geral.
Após a aceitação do Pe. Tesfaye, o Pe. Pedro Andrés Miguel – Secretário do Capítulo – de acordo com o procedimento eleitoral estabelecido no Estatuto, declarou:
Decreto de Eleição
“Desde que o Rev. Pe. Tesfaye Tadesse Gebresilasie recebeu um número suficiente de votos, em nome do XIX Capítulo Geral, eu, Pe. Pedro Andrés Miguel, Secretário do Capítulo, declaro o Rev. Pe. TESFAYE TADESSE GEBRESILASIE Superior Geral da Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, eleito para um segundo mandato”.
O Decreto de Eleição foi então assinado pelo Secretário do Capítulo, Padre Pedro Andrés Miguel, e pelo Secretário Geral do Instituto, Irmão Daniele Giovanni Giusti.
A comissão capitular de comunicação
