
2º Encontro Regional dos Grupos de Espiritualidade Comboniana é realizado em Balsas, Maranhão
A cidade de Balsas, no Maranhão, foi o epicentro da espiritualidade comboniana nos dias 16 e 17 de setembro. O Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe acolheu o 2º Encontro Regional dos Grupos de Espiritualidade Comboniana (GECs). Estiveram presentes representantes das cidades de Piquiá, Timon, São Luís e da própria Balsas. A ocasião também contou com a ilustre presença do padre Raimundo Rocha, provincial dos Missionários Combonianos do Brasil.
Os GECs, para os que ainda não estão familiarizados, são grupos de leigos e leigas que se identificam com o carisma e espiritualidade de São Daniel Comboni. Inspirados por esse carisma, esses grupos desempenham atividades pastorais, sociais e de animação missionária por todo o território nacional.
O encontro de dois dias proporcionou aos membros dos GECs uma imersão em momentos de profunda espiritualidade, formação missionária, convivência entre os grupos e uma renovação do compromisso missionário. Além disso, os participantes se uniram às paróquias locais para celebrar um tríduo em memória de Dom Franco Masserdotti, respeitado bispo de Balsas, que faleceu há 17 anos.
Atualmente, o Brasil conta com 14 Grupos de Espiritualidade Comboniana ativos. No Maranhão, particularmente, os GECs têm forte presença nas cidades de Balsas, Pastos Bons, Timon, São Luís e Piquiá. Estes grupos realizam encontros regulares em suas respectivas cidades e se reúnem em um encontro regional a cada dois anos. A edição deste ano ocorreu em Balsas, mas os olhos já se voltam para o próximo encontro, previsto para julho de 2025, em Piquiá, município de Açailândia.