
31 anos de Martírio do Servo de Deus Pe. Ezequiel Ramin
Nos dias 23 a 24 de julho foi celebrado os 31 anos do martírio do Servo de Deus Pe. Ezequiel Ramin, tendo como destaque, a 1ª Romaria do Pe. Ezequiel em Rondolândia, no lugar onde foi morto.
Em Cacoal, no dia 23 de julho, foi celebrada a memória do Pe. Ezequiel com uma procissão partindo da comunidade São Francisco e dirigindo-se à comunidade Pe. Ezequiel, onde houve a missa. O caminho da procissão lembrou a estrada e mata onde Pe. Ezequiel foi morto.
A celebração contou com a presença de Dom Bruno Pedrón, Bispo da Diocese de Ji-Paraná. Foi uma celebração simples mas muito bonita e participativa no ambiente das pequenas comunidades de base, como é a comunidade Pe. Ezequiel Ramin de Cacoal.
No dia 24 de julho, aconteceu a 1ª Romaria do Pe. Ezequiel em Rondolândia, MT, lugar onde foi morto o Pe. Ezequiel. Foi uma celebração bela e profunda na simplicidade do povo da região e dos romeiros. Houve a participação de romeiros de Cacoal, Ouro Preto, Ji-Paraná, Porto Velho e Rondolândia. Cerca de 400 a 500 pessoas estiveram presentes, e por ser a primeira romaria, vemos que teve boa participação. A Romaria partiu da comunidade Pe. Ezequiel Ramin e teve como lugar de chegada o local onde o Pe. Ezequiel foi morto. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa na memória do Pe. Ezequiel debaixo das árvores, em um ambiente acolhedor e inspirador, em contato com a natureza.
O local onde o Servo de Deus Pe. Ezequiel Ramin foi morto toca profundamente as nossas vidas. É uma terra santa, chão sagrado pelo sangue do martírio, um local que nos chama à conversão e ao compromisso como cristãos em favor de um mundo de justiça e paz. Foi dado o nome de “Primeira” Romaria com o desejo de que ela se perpetue e haja uma segunda, uma terceira, uma quarta….
Os jovens tiveram um protagonismo durante estes dias, atuando e participando destas celebrações. No dia 23 de julho houve um encontro de jovens em Cacoal em que foi tratada a vida e martírio do Pe. Ezequiel Ramin. Nota-se que o testemunho deste jovem missionário toca a juventude, que se sente inspirada pela sua coragem e amor aos mais pobres. Ele nos impulsa a sair de nós mesmos e a sonhar com um mundo mais justo e fraterno, em harmonia com a Criação.
As celebrações tiveram a participação de 15 jovens vindos de Porto Velho. Por iniciativa própria deles, o grupo chama-se “Jovens Missionários Combonianos” (JMC). Começou de maneira simples há 3 anos com uma atividade missionaria no Natal, e pouco a pouco, os jovens estão se apaixonando pela missão e pelo carisma comboniano. Eles participam de atividades missionárias no Rio Madeira (Natal Missionário e Páscoa Missionária com JMC no baixo Madeira – Nazaré, São Carlos) e agora estão se animando a participar de mais atividades. Ao mesmo tempo, o grupo vem crescendo em número. Estas atividades de animação vocacional e missionária são desenvolvidas em comunhão com as Missionárias Combonianas. Neste encontro com os jovens de Cacoal, eles animaram os outros jovens à missão.
Estamos para iniciar o mês vocacional. Queremos pedir a graça de Deus para que tenhamos mais jovens que se inspirem na vida de São Daniel Comboni e do Servo de Deus Pe Ezequiel Ramin e deixem-se conduzir pelo Espírito Missionário de Deus, apaixonem-se pela missão e possam servir a Deus na missão além fronteiras. O mês de agosto é uma ótima oportunidade para nos fazer a pergunta ou sugerir aos jovens e adolescentes: “por que não dedicar a minha vida a Deus na missão e ao serviço dos irmãos que mais necessitam?”
Que cada um de nós possa viver a vocação que recebeu de Deus com alegria, ardor missionário, amor, e entrega aos mais pobres, a exemplo de São Daniel Comboni e do Servo de Deus Pe. Ezequiel Ramin. Amém.
Pe. Rafael Gemelli Vigolo