35 Anos-Martírio do P Ezequiel, com D Erwin Krautler
A Romaria do Servo de Deus, padre Ezequiel Ramin, mártir da opção pelos pobres, este ano se adaptou aos desafios do confinamento e da pandemia do covid 19. De fato, surgiu renovada, buscando novas frentes de ação, mobilização e compromisso! Os exemplos de Comboni e do padre Ezequiel ainda atraem! Conheça a Programação. 😉
Daniel Comboni fundador
S. Daniel teve seu grande momento de inspiração, junto do túmulo de S. Pedro, no Vaticano – Roma. Perante as dificuldades e as mortes na missão da África Central ele não desistiu. Ao contrário desenvolveu o Plano “Salvar a África com os africanos”. Ao princípio todos pareciam apoiar, mas logo ele ficou só, sem pessoas nem fundos para a Missão. Por isso, fundou os institutos masculino e feminino, em Verona, em 1867 e 1871, respetivamente. Seu sonho encontrou muita resistência e oposição, mas nosso Pai sempre insistiu e sem desanimar, seguiu em frente, pois as obras de Deus nascem e crescem aos pés da cruz.
Um sonho … muitos sonhos
– Salvar a África com a África: “Hoje gostaria de dizer algo especial para vocês… Tenham um sonho! Cultivem um sonho bonito… A vida que segue um sonho é uma vida feliz, que se renova a cada dia” (carta de 4 novembro 1981)
– Justiça para todos: “Esta gente é como os cachorrinhos: recebem só os ossos… sinto um nó na garganta, pensando nos quilômetros de arame farpado. Ninguém conhece as dimensões da rapina” (carta ao Pe. Carlos Bianchi). “Eu estou orgulhoso de usar hoje a minha palavra para denunciar os abusos e poder trabalhar apoiando os movimentos populares” (29 out 84). “difícil é cantar ao Senhor quando a morte mora nas casas das pessoas. Faz mal ao coração ver tanta injustiça e saber que podemos fazer tão pouco” (9 fev 85). “Depois da morte de Cristo, vítima de injustiça, toda injustiça desafia o cristão” (17 fev 85).
Amor sem limites!
– cansaço, doenças e… calúnias: “Antes de ontem, foi o Pe. Moron que nos deixou. Ontem, foi o pe. Antônio. Hoje, a irmã Maria. Outros estão lutando contra as febres tropicais. Eu mesmo estou doente. Mas o que mais me aflige não é isso, mas as notícias que me chegam da Itália. Já não tenho mais forças para escrever e agora que não preciso mais me defender dos assaltantes, tenho que me defender das calúnias que estão levantando contra mim. Estou desesperado porque não sei mais como pagar as contas aqui no Sudão e me comunicam que, também lá em Verona, estou cheio de dívidas… Cheguei ao ponto de, enquanto estava celebrando missa de corpo presente por um irmão falecido, ter de deixar o altar para ir socorrer outro que morreria uma hora depois. O que me conforta é que, se não tiver consolação na terra, a terei no céu”.
África ou Morte!
– cansaço, doenças e … ameaças: Fiel até o fim, o Pe. Ezequiel no domingo, 17 de fevereiro de 1985, fez diante dos fiéis uma homilia emocionada e lúcida, em que vibravam todas as mais profundas fibras do seu ser e confirmava que estava decidido a continuar a sua missão sem poupar-se, sem medo, mesmo ao preço da vida. A homilia de 17 de fevereiro é o seu testamento. Gritou o seu amor pela justiça, a recusa da violência, a entrega da própria vida e da própria morte à comunidade, a sua solidariedade na luta de quem está privado dos seus justos direitos. Denunciou por nome os maiores latifundiários da zona, denunciou as ameaças de morte que lhe foram dirigidas e as investigações intimidatórias que lhe diziam respeito, as prevaricações dos latifundiários, as invasões das terras indígenas, a cadeia interminável de assassinatos. “Não aprovamos a violência, mesmo se estamos sendo vítimas de violência. O padre que está lhes falando recebeu ameaças de morte. Querido irmão, se a minha vida lhe pertence, também lhe pertence minha morte”.
Publicações na internet
- No Youtube: videos e clipes musicais
- Neste site: artigos, orações e celebrações e livros em pdf
- No Facebook: vídeos e Notas (artigos)
Materiais à sua disposição
- Camisetas, livros, santinhos, Dvd, terço missionário
Informações da Romaria, etc: whatsapp (11) 97956 8317
João Paulo, comboniano em SP