45 comunidades vivendo Missões Populares!
As 45 comunidades da paróquia de Santo Antônio, na cidade de São Mateus, ES estão chegando ao final de uma intensa e animada semana de missões populares onde várias centenas de missionários, na sua grande maioria leigos, incluindo mais de 100 vindos da paróquia de Jaguaré.
A preparação teve início na passada sexta feira, dia 15 e as atividades começaram no Domingo passado. Este Domingo, dia 24, será o grande dia de ação de graças a Deus e, claro, de confraternização.
Após a preparação, no sábado à noite e Domingo decorreram as celebrações de envio nos diversos setores da paróquia, onde os missionários rezaram e pediram as bênçãos de Deus, da Nª Sª Aparecida e dos santos para a semana missionária que estava iniciando.
Desde domingo à tarde até sábado, dia 23, têm estado decorrendo visitas às famílias em geral e, em especial, aos doentes, idosos e mesmo de famílias que têm (ou tiveram) familiares na prisão. Foram experiências profundas de fé, solidariedade e de muito amor verdadeiro para todas e todos, famílias e missionários.
Na maior parte dos dias também se realizaram marchas e/ou caminhadas, de acordo com o tema desenvolvido ao longo do dia. Os temas foram os seguintes:
=> Segunda feira: Dia da Ternura e da compaixão
=> Terça feira: Dia das Bem Aventuranças e advertências de Jesus
=> Quarta feira: Dia da Oração e meditação pessoal
=> Quinta feira: Dia do Amor gratuito, solidário e eficaz
=> Sexta feira: Dia do Perdão e da fidelidade ao evangelho
=> Sàbado: Dia da Renovação das promessas batismais e das comunidades
=> Domingo: Dia de Ação de Graças e compromisso
Uma semana como esta ajuda todas e todos a reviver a própria fé, tanto na dimensão pessoal quanto comunitária e paroquial. Na maior parte das comunidades foi muito notória a participação dos jovens, que tiveram momentos activos muito especiais, dos quals destacamos formação, animação litúrgica, teatros, música, dança, marchas, visitas às famílias, etc.
Permita Deus e a Nossa Senhora Aparecida que a comunidade continue vivendo e aprofundando a sua fé, sem esquecer uma particular recomendação do mesmo Senhor: “A messe é grande e os operários são poucos, pedi portanto ao senhor da messe que envie operários para a sua messe”. Daí a necessidade de um compromisso claro e urgente de rezar incessantemente pelas vocações laicais, de consagração e sacerdotais.