5 Postos fronteiriços abertos: Acordo Venezuela-Colombia
Hoje, sábado 13 de Agosto, foram reabertos 5 postos fronteiriços. Destaque para a fronteira entre San Antonio del Tachira e Cúcuta (Colombia). Foi um passo importante do acordo conseguido no final desta semana entre os presidentes da Colombia e Venezuela.
O primeiro objetivo é contrariar a extrema escassez de bens essenciais enfrentada pelos cidadãos venezuelanos, em consequência da acentuação da crise social, política e económica.
Estes países compartilham uns 2 mil kilômetros de fronteira terrestre, a qual tinha sido encerrada há praticamente um ano pelo presidente da Venezuela, sob pretexto de controlar o contrabando de drogas e outros produtos.
Esta manhã, desde cedo, muitas pessoas começaram a concentrar-se na ponte Simon Bolívar, próximo de Cúcuta, na esperança de poderem atravessar a fronteira, o que acabaram por conseguir!
Os mais pobres são sempre os primeiros a aguentar as provas mais duras…