5ª Romaria, 35 Anos do Martírio do P Ezequiel Ramin
A quinta Romaria do Servo de Deus, padre Ezequiel Ramin, mártir da opção pelos pobres, ficou clara na defesa dos direitos das famílias sem terra e dos povos indígenas da Rondônia. De fato, neste ano de 2020, a Romaria surgiu renovada e buscou novas frentes de ação, mobilização e compromisso! Quer entender como isso aconteceu? Veja a sequência de atividades e celebrações.
1. Uma Romaria em 2020?
2020 é um ano extraordinário. Ninguém duvida! E a Romaria comemorativa dos 35 Anos do Martírio do padre Ezequiel Ramin se adaptou às novas realidades que a todas e todos nos afetam. Depois de alguma hesitação e busca, acabamos por encaminhar uma Romaria mais virtual do que presencial. O tema escolhido foi: “Padre Ezequiel Ramin, mártir da terra e do sonho de Deus“. Escolhemos o Facebook e o Youtube, como principais canais de divulgação das atividades. Mas incluímos também artigos e posts no site combonianos.org.br no Instagram e até no Twitter. O whatsapp não podia ficar de fora, naturalmente (1).
2. Uma equipe da Família Comboniana
Tudo iniciou por uma equipe restrita, que logo foi ampliada e acabou juntando 8 pessoas que trabalharam intensamente em todas as fases desta Romaria – Versão 2020. além destas 8 pessoas que dinamizaram e ajudaram a coordenar os ritmos, participaram uma infinidade de gente que se associou, desde a gravação de aúdios e vídeos, até às organizações, associações, comunidades e paróquias que interagiram com os posts (publicações) Ao VIVO e outras. Não menos importante e vital, foi o envolvimento e participação de muitas e muitos nos atos presenciais, sempre com atenção e rigor, no que se refere à prevenção e regras de confinamento, para evitar contágio de virus.
Uma especial menção aqui vai para a Pastoral da Juventude, a Rede Aparecida de Comunicação, o Concelho Nacional de Leigas e Leigos, a JUFRA e as comunidades e presenças da Família Comboniana em Nova Contagem-MG, Sapopembra e Caxingui-SP, Curitiba-PR, Piquiá-MA e Porto Velho-RO.
3. Uma semana de Divulgação
Depois da fase de preparação e produção de conteúdos, demos início à divulgação da Romaria, com um vídeo de Convite, feito pelos coordenadores da Família Comboniana no Brasil. No mesmo vídeo estava incluída a Programação das atividades: a inciar no dia 09 de julho para terminar no dia 24, o dia dos 35 Anos da doação e martírio do Servo de Deus, padre Ezequiel Ramin. Atividades diversas foram desenvolvidas com o fim de atualizar e reviver o Sonho do Pe. Ezequel Ramin que sempre lutou pela justiça, ao preço do seu sangue, com a idade de 32 anos.
4. Atividades Desenvolvidas
4.a) Oração de Família em rede
No dia 18, nos reunimos de diferentes partes do Brasil numa oração da Família Comboniana, feita pelo Zoom. Cada um desde sua casa rezou em comunhão, para que o Pe. Ezequiel Ramin continue intercedendo pelo Brasil, para que a justiça possa ser uma realidade, na construção do Reino de Deus.
4.b) Vigília Misssionária Vocacional
A vigília se realizou na comunidade formativa internacional do Bairro Sapopemba, Zona Leste-SP, onde um grupo de combonianos jovens estudam e se preparam para a missão. Vigília em memória do mártir Pe. Ezequiel Ramin, um mártir entre tantas e tantos. Na verdade, uma multidão… a maioria anónimos!
4.c) Roda de Conversa
A Roda de Conversa contou com a participação de Dom Roque Paloschi, acebispo de Porto velho/RO e presidente do CIMI (Conselho Indigenista Missionário), com Maria Petronila Neto, da CPT/RO e Pe. Dario Bossi, coordenador dos Missionários Combonianos no Brasil. O tema foi: “35 Anos do Martírio de padre Ezequiel Ramin – Testemunho profético em defesa dos Povos Indígenas e Famílias sem terra”.
A moderação ficou a cargo do padre Mansueto Dalmaso, que iniciou por uma contextualização da questão da Terra na Rondônia, nos anos 80. Sem isso é impossível entender a razão para a opção radical, feita pelo padre Ezequiel.
4.d) Tríduo
Os três momentos foram pensados como uma sequência que facilitou não só entender, mas aprofundar, rezar e mesmo assumir as consequências para nós de um exemplo de vida entregue em favor dos últimos, que são sempre os preferidos de Deus e de Jesus, no evangelho.
No primeiro dia, a Família Comboniana (FC) se reuniu na casa de formação (postulantado) Ir. Alfredo Fiorini, em Curitiba-PR. O encontro teve como tema: “Deus conhece uma/um e chama pelo nome!”. Foi um importante momento para ver como o servo de Deus sentiu o chamado de Deus. Ele se pôs à escuta e aceitou o desafio.
O segundo dia aconteceu no Ipê Amarelo, Nova Contagem-MG. A FC refletiu e rezou a partir do tema: Chamados e enviados a construir o Reino. Se partiu da bíblia e logo foi ficado o exemplo do padre Ezequiel, que se comprometeu totalmente na construção desse Reino, até imitar o mesmo Cristo.
O útlimo dia ocorreu por iniciativa da FC presente em Piquiá, Açailândia-MA. Nos ajudaram a refletir e a rezar olhando especialmente o gesto de Amor Maior, a eemplo de Jesus, que disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos”. Que o padre Ezequiel Ramin interceda hoje por nós, a fim de que como ele a gente saiba fazer tudo o que está ao nosso alcance, em favor de todas as pessoas que continuam sendo vítimas do descaso e da ganância de uns poucos.
4.e) Missa de Ação de Graças e Compromisso
No dia exato da celebração de Ação de Graças pelos 35 Anos do Martírio do Servo de Deus, celebramos na comunidade da Casa Provincial, no Santuário da Santa Cruz da Reconciliação, São Paulo-SP, em comunhão com os indígenas Suruí, e as famílias sem terra de Rondolãndia e Cacoal, em primeiro lugar e também com as respetivas comunidades e paróquias. Nossa comunhão se estendeu a tantas realidades que hoje continuam exigindo compromisso total e sem reservas, porque é a vida e os direitos básicos que continuam sendo negados.
O papa Francisco com a Laudato Si‘, o Sínodo da Amazônia e tantas outras iniciativas, continua sendo hoje uma das melhores expressões de concretização do Sonho do Reino de Deus, que foi também o grande sonho do Servo de Deus. Que este percurso e processos iniciados possam continuar movendo cada uma e cada um de nós e muitas pessoas, perto e longe, para que continuemos sendo o que Jesus espera de nós: fermento, semente, sal, luz como reação a um ‘mundo’ que continua resistindo, se fechando e recisando a vida!
5. Outras pessoas e organismos
Fizemos contatos com diferentes redes de comunicação, eclesiais e civis. Tais contatos resultaram em algumas ações de divulgação da figura e do Testemunho sumamente atual do padre Ezequiel Ramin que deu sua vida por uma causa: defesa da vida e direitos dos povos indígenas e famílias Sem Terra. Diferentes comunidades religiosas e paróquias realizaram encontros de oração e reflexão, por ocasião deste Aniversário, tão importante numa realidade eclesial e civil que muitas vezes desvaloriza os pobres e excluídos.
Apenas alguns exemplos são:
- Paróquia de Nª Senhora Auxiliadora de Rondolândia-MT
- Paróquia Sagrada Família de Cacoal-RO
- Paróquia de S. João Bosco, Diocesde de Ji Paraná-RO
- Paróquia Nª Senhora do Amparo, Porto Velho-RO
- Paróquia de Nª Senhora das Dores, Brejinho-RN
- Irmãs Franciscanas, no Rio e SP
Publicações e difusão nas mídias:
- TV Aparecida
- Rádio Aparecida
- Conselho Nacional de Leigas e Leigos
- JUFRA do Brasil
Destacamos o envolvimento e apoio exemplar da Rede Aparecida de Comunicação que realizou um excelente programa de rádio, além de passar na TV Aparecida o documentário: “Pe. Ezequiel Ramin, Mártir da Opção pelos Pobres”.
Outras Fotos
Comunidade das Irs. Franciscanas – SP, rezando com o Pe. Ezequiel Ramin
Aguns participantes da oracão inicial da Romaria do Pe. Ezequiel Ramin
O Pe. Edvaldo Brito, 2º da esquerda, organizou uma Vigília Vocacional, Brejinho – RN
As irmas Salesianas de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro também rezaram com o Pe. Ezequiel Ramin
6. Conclusão
Ao final destas 2 semanas intensas de atividade e produção midiática, em nome da equipe, quero manifestar nossa gratidão pelo testemunho forte de doação e compromisso do servo de Deus, padre Ezequiel Ramin. Além de nós mesmos rezarmos, conseguimos também envolver muitas pessoas do Brasil e de além fronteiras. Muitas e muitos mais rezaram conosco, arrastados pelo exemplo e motivação que o padre Ezequiel continua trazendo a quem o conhece.
Acreditamos que os vídeos, áudios e clipes poderão ainda motivar muitos mais a continuar essa inspiração. A missão é uma só e precisamos entrar nesse movimento, que defende a vida, e os direitos dos últimos, incluindo a natureza e o planeta, sempre mais prejudicado. Que a encíclica Laudato Si’ e o percurso do Sínodo da Amazônia possam continuar movendo nossas vidas, na direção que o padre Ezequiel Ramin mostrou há 35 anos!
Pe. Ezequiel Vive!
Pe. Ezequiel Ramin, presente na caminhada!!
Os Missionários Combonianos
– Equipe de Comunicação –
(1) Digo que o whatsapp não podia ficar de fora, porque após 5 anos e meio de trabalho intenso, temos cerca de 4800 contatos registrados. Destes, a maior fidelização pertence a 2 listas de transmissão (total de uns 400) que acolhem mensagens diárias; segue-se outro grupo fidelizado, com cerca de 1100, que recebem uma mensagem semanal. Os restantes só ocasionalmente recebem e de vez em quando perguntamos se estão interessados em receber com regularidade.