6ª SSB: O Bem Viver dos povos
É com a energia da abertura de um novo ciclo, com seus saberes e sabores, que inauguramos a nova fase na 6ª Semana Social Brasileira, com a proposição do projeto popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”.
As Semanas Sociais Brasileiras são um serviço evangelizador da Igreja no Brasil, com espírito macroecumênico e aberto à pluralidade cultural e étnica da nação brasileira” (Padre Nelito Dornelas)
Este novo ciclo de mobilização da 6ªSSB, até 2023, é resultado do acumulo das reflexões, gestos concretos e ações sociotransformadoras com as realizações das SSB´s, nos seus 30 anos de existência.
Soma-se a esse acumulo a atual conjuntura sociopolítica, socioeconômica, socioambiental e sociocultural que tem desafiado a Igreja, os movimentos sociais e populares, comunidades do campo e da cidade a esperançar e propor outros futuros, a romper com estruturas de violência, injustiça social e de destruição da Casa Comum.
A 6º Semana Social Brasileira
A 6ª Semana Social Brasileira, definida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2019, surge como resposta ao contexto social brasileiro e ao chamado do Papa Francisco para sermos “Igreja em saída”.
Tem como tema central Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho e como objetivo “articular e mobilizar pessoas de boa vontade, famílias, Igrejas, movimentos sociais e populares e a sociedade brasileira, em ‘Mutirão pela Vida’, construindo o Bem Viver, sem desigualdades, discriminações e preconceitos, assumindo ações concretas para a conquista de terra, teto e trabalho para todas as pessoas, especialmente as mais pobres”.
Também assume três eixos estruturais: soberania, democracia e economia.
Fonte e fotos: CNBB