Assembleia Continental da Animação Missionária, América-Ásia
A Assembleia Continental de Animação Missionária na América e Ásia (ACAM) realizou-se na Costa Rica, na casa pastoral da diocese de Alajuela, perto da capital, San José. Começamos na terça-feira, 3 de dezembro, e a concluímos no santuário nacional de Nossa Senhora dos Anjos, em Cartago, no dia 6 ao meio-dia.
O encontro internacional contou com a participação de 14 missionários combonianos, representando os diversos países onde marcamos presença, sem contar com a participação do Pe. Aldrin Janito, comboniano das Filipinas, que apresentou seu relatório via zoom. Três eixos orientaram o trabalho da nossa assembleia: Iluminativo, informativo e programático.
A) ILUMINAÇÃO
Na parte iluminadora, tivemos a oportunidade de refrescar um pouco a missiologia com a apresentação do diretor nacional das POM da Costa Rica, padre Jafet Peytrequín Ugalde, que logo após o encerramento do congresso missionário americano (CAM6), veio compartilhar conosco a retomada da animação missionária das Igrejas locais que devem viver mais fortemente a missão Ad Gentes (além fronteiras).
A seguir, o Pe. Fernando González recordou-nos as conclusões da Assembleia Geral da AM em Roma, que nos desafiam a envolvermos nos meios digitais, por meio da colaboração qualificada de profissionais leigos tanto no mundo digital como no nosso serviço missionário.
Por sua vez, Mons. Vittorino fez-nos uma revisão dos documentos capitulares que nos lembram o compromisso que temos com a animação missionária (AM) e também o fez citando outros documentos da Igreja, lembrou-nos aquela famosa frase dos documentos de Puebla em que ele convida a Igreja da América a dar missionários ao mundo partindo da sua pobreza.
Finalmente, neste quadro referencial de animação missionária, Dom Bartolomé Buigues Oller, Bispo da diocese que nos acolheu naqueles dias, falou-nos para apresentar, desde a sua perspectiva, o panorama que as igrejas da Costa Rica têm da dimensão missionária e como procuram empenhar-se cada vez mais nesta importante tarefa da Igreja universal.
B) INFORMAÇÃO
Na parte informativa tivemos a oportunidade de ouvir os relatórios das atividades de animação missionária que estão sendo realizadas nas províncias e delegações do continente. Foi uma ocasião para conhecermos o dinamismo e a criatividade que o Instituto vive nos dois continentes, ao nível da animação missionária.
C) PROGRAMAÇÃO
Finalmente, começámos a delinear o nosso Plano Continental de Animação Missionária, que indica os nossos compromissos: Contagiar o povo de Deus com a nossa paixão pela missão, sentindo-nos animadores missionários em sinodalidade, ao estilo de São Daniel Comboni, na atualidade; trabalhar em comunhão, participação e em colaboração.
Todos nós sabem que o trabalho mais importante de uma assembleia vem no final, incluindo a comunicação e claro a aplicação dos compromissos. Por isso, nós renovamos nossa paixão pela missão, tanto em nossas comunidades como no exterior, a todas as pessoas que encontrarmos, a exemplo do nosso pai e fundador São Daniel Comboni.
Hector Peña, comboniano no México