Aumenta tráfico de pessoas pelas redes sociais
Na cidade de Ho Chi Minh é noticiado à Agência Fides que no Vietname continua aumentando o tráfico de seres humanos; os grupos e associações de apoio, dizem que as vítimas se deixam enredar por meio das redes sociais. Entre 2011 e 2014, aumentaram 11,6% os casos de tráfico, relativamente ao período 2010 a 2013.
Os números foram comunicados durante uma conferência de prevenção ao tráfico humano, conferência essa que teve lugar em Hanoi no mês de Julho, por meio do Ministério de Segurança Pública.
De acordo com as ONG, o número de casos é muito maior, sobretudo porque os traficantes aproveitam-se do uso massivo das redes sociais entre os jovens vietnamitas.
O sudoeste da Ásia é uma das regiões do mundo com piores índices de tráfico de seres humanos, uma vez que um terço das mulheres e crianças, vítimas dos traficantes no mundo inteiro, provêm daquela região. Algumas vítimas deste tipo de tráfico no Vietname são mulheres vendidas com o objetivo de forçá-las a casarem-se na fronteira com a China, onde há muito mais homens do que mulheres. Com o objetivo de melhorar a sensibilização pública, o governo estabeleceu e celebrou o primeiro Dia Nacional contra o Tráfico de Seres Humanos. O Vietname anunciou também uma estratégia para contrariar esta triste realidade para os próximos anos, até 2020.
Nos últimos anos (2011-2014) as autoridades investigaram mais de 2200 casos de tráfico, prendendo 3300 incriminados e resgatando cerca de 5500 vítimas.