Carta aberta ao Embaixador da Itália: Democracia em Risco!
ASSUNTO: Pedido de negação da Cidadania Italiana a Jair Messias Bolsonaro
Estimado Sr. Embaixador, FRANCESCO AZZARELLO
Somos padres, religiosos e religiosas, leigas e leigos italianos que vivem e atuam pastoralmente no Brasil, ou que já dedicaram ao povo deste país muitos anos de serviço.
Unem-se a nós diversos outros irmãos e irmãs brasileiros e de outras nacionalidades, empenhados a serviço do Evangelho no Brasil.
Expressamos nossa profunda preocupação pelos atos antidemocráticos e terroristas que levaram, no domingo 8 de janeiro, à invasão da Praça dos Três Poderes em Brasília, do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.
As responsabilidades por estes atos estão sendo investigadas e cobraremos veementemente, junto com toda a população brasileira, a punição não só dos responsáveis diretos, mas também dos financiadores destes atos e de todos que os inspiraram e insuflaram.
Há evidências consistentes da responsabilidade do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro ao fomentar a revolta golpista, a partir do não reconhecimento da derrota nas eleições, da crítica sistemática às urnas eletrônicas, dos ataques repetidos às instituições da República, com especial destaque para o STF, do silêncio permissivo frente a outras recentes manifestações violentas de grupos ou pessoas que se inspiram em seu nome para atacar a democracia, depredar o patrimônio público e até atentar contra a vida de outras pessoas.
Como é sabido, o ex-presidente Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos um dia antes do final do ano, para evitar o constrangimento de passar a faixa presidencial ao novo presidente eleito, mas sobretudo para começar a construir uma estratégia de autoproteção, em caso de vir a ser processado pelos diversos crimes de que é suspeito e acusado, praticados durante os quatro anos de sua presidência.
Alguns congressistas norte-americanos já se posicionaram para que não seja mais permitida a permanência de Bolsonaro nos Estados Unidos, de modo que responda às acusações em seu país.
Artigos da imprensa informam que Bolsonaro estaria fazendo pressões sobre o Governo Italiano a fim de conseguir a cidadania italiana, tentando resistir assim a um eventual pedido de extradição.
Senhor Embaixador, os fatos de domingo 8 de janeiro de 2023 envergonharam nosso país, cujas instituições públicas receberam manifestações de indignação e solidariedade de muitas nações do mundo.
A evidente conexão com os fatos acontecidos no Capitólio de Washington há dois anos mostram a consistência de articulações internacionais de uma extrema direita antidemocrática e fascista, da qual é absolutamente urgente que todos os governos democráticos se descolem.
Por todos estes motivos, recomendamos fortemente, Sr. Embaixador, que a cidadania italiana seja negada a Jair Messias Bolsonaro.
Permanecendo atentos à sua resposta e às decisões do governo italiano, divulgamos publicamente esta carta, a fim de consolidar também a opinião pública brasileira quanto a este pedido.
Cordialmente,
10 de janeiro de 2023
Raimundo Nonato dos Santos
Danilo Cimitan
NOTA: Carta assinada por 78 cidadãos italianos
e 448 pessoas de outras nacionalidades (Acesse: Carta em pdf)