Caso Spotlight
O novo filme intitulado “Spotlight” abordando um dos temas mais sérios da atualidade, venceu o Óscar de melhor filme, foi tomado e aproveitado oficialmente pela Igreja para reforçar o caminho encetado há mais de dez anos pelo Vaticano, no sentido de enfrentar com maturidade e justiça a questão da pedofilia.
Recentemente o papa Francisco nomeou o P. Zollner para responsável da comissão pontifícia para a proteção de menores. O mesmo padre declarou “apreço por este filme, e claramente pela mensagem que transmite”.
A igreja tem vindo a colocar-se progressivamente este problema que é acima de tudo de justiça. E pouco a pouco tem foi tomando posições sempre mais claras que hoje tornam possível que um filme desta natureza e conteúdo seja acolhido como uma contribuição à justiça, ao amor e à misericórdia.
Mas cabe certamente uma pergunta, que não é fácil de responder: Por um lado, como conjugar justiça e misericórdia e, por outro, misericórdia para quem?
Se você quiser pode ler a entrevista feita ao P. Hans Zollner (italiano): Caso Spotlight Inclui um podcast com extrato da entrevista feita pela Rádio Vaticano.