Combonianos se reúnem em assembleia
Os Missionários Combonianos atuantes no Brasil se reúnem mais uma vez em assembleia geral, entre 20 e 24 de Setembro, em São Paulo.
A assembleia é oportunidade para que todas as 17 comunidades presentes nas diversas regiões do país se encontrem, celebrem juntas a caminhada missionária realizada, escutem as provocações que a história e o Espírito de Deus sugerem ao carisma comboniano hoje, e relancem suas atividades e compromisso.
Espera-se que cerca de 50 missionários participem desse evento, que é particularmente importante por dois motivos: será aprovado o Plano Missionário para os próximos seis anos de presença comboniana no Brasil; e se iniciará o processo de escolha da nova coordenação do grupo para o próximo triênio.
O Plano Missionário está sendo construído lentamente e de forma participativa, valorizando a continuidade do trabalho realizado até hoje. Em diversas etapas, as comunidades contribuíram com suas reflexões e propostas. O projeto missionário comboniano relança a missão evangelizadora a partir da inspiração de quatro prioridades: a Amazônia e seus povos indígenas; os direitos humanos nas periferias urbanas; os afrodescendentes; a animação missionária e promoção vocacional.
A nova coordenação terá o desafio de organizar a aplicação do Plano com a humildade de uma congregação pequena, que acredita no trabalho em rede, na aliança com todas as forças vivas da Igreja e da sociedade, na valorização dos ministérios leigos, na força transformadora do espírito de Jesus Cristo e no carisma vivo e profético de Daniel Comboni.
Entramos em assembleia sentindo na pele a angústia de um momento histórico particularmente triste e delicado para o Brasil, na conjuntura política de graves violações à democracia. Também sentimos o apelo urgente dos pobres e da Mãe Terra, cujas vozes clamam cada vez mais sufocadas pela globalização da indiferença.
Tendo nossa esperança em Deus e inspirados pelo exemplo de São Daniel Comboni e do Servo de Deus Ezequiel Ramin, seguimos em frente acreditando que nosso serviço simples e pequeno à causa do Reino seja uma contribuição para que o mundo tenha vida e vida em abundância.
Neste momento tão importante para nós, pedimos a oração e o apoio de cada um de vocês, amigos e amigas da Família Comboniana, com quem caminhamos juntos e partilhamos um sonho comum.