Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da CNBB realiza visita de solidariedade ao povo Ka’apor, no Maranhão
A Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, em parceria com diversas organizações, realizou uma visita ao povo Ka’apor na Terra Indígena Alto Turiaçu, no Maranhão, nos dias 19 e 20 de dezembro. A visita teve como objetivo escutar as experiências, reivindicações e denúncias do povo Ka’apor, além de discutir a situação no estado do Maranhão e as iniciativas em defesa dos direitos humanos e da natureza.
Durante a visita, foram abordadas as ameaças enfrentadas pelo povo Ka’apor, incluindo a invasão de madeireiros, práticas ilegais de garimpo e o avanço da mineração. O povo Ka’apor tem implementado um sistema de autoproteção, incluindo políticas de educação e saúde, vigilância e demarcação territorial.
Após a visita, foi realizada uma coletiva de imprensa no dia 21 de dezembro no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), onde a delegação compartilhou as impressões sobre a missão, apresentou denúncias e discutiu como a Comissão e a Igreja local pretendem continuar acompanhando a causa do povo Ka’apor.