
Deus e o Barco da Vida: educar para o amor
A atual crise, que atinge todas as pessoas, está forçando muita gente a repensar suas vidas e relações. O mesmo acontece com as igrejas, empresas, associações e movimentos. No âmbito do Programa “Longe dos olhos, perto do coração”, executado…
A vida é … um grande oceano
No âmbito do Programa “Longe dos olhos, perto do coração”, executado pelo Projeto Legal/Cedhor para acompanhar as crianças e adolescentes do Projeto, via redes sociais nesse tempo de quarentena, compartilhamos a última produção. Após ter proposto a todos uma atividade pedagógica que tinha como ponto de referência a confecção de um barquinho de papel, propomos agora uma reflexão sobre a vida a partir das lições do mar. Esperamos que seja de ajuda para outras pessoas.
Fiquem em casa. Juntos/as vamos vencer.
Projeto Legal: uma escola única!
Queridas crianças e adolescentes do Projeto Legal,
Nessa 1ª atividade online, nesse tempo de cuidado à distância, ensinámos vocês a fazer um barco de papel. Vocês pegaram rápido. Parabéns! Agora peguem seu barco e vamos repetir juntos: A vida é como um grande oceano, onde cada um de nós deve navegar com seu próprio barco. Daí a ideia de interrogar o mar, para aprender dele algumas lições que podem ser de grande utilidade para a nossa vida.
1ª Lição: Bom barco e bom marinheiro
Como não dá para enfrentar o mar sem ter um bom barco e sem ser um bom marinheiro, assim não dá para encarar a vida de qualquer jeito e com qualquer meio. Precisa cuidar de si e de se apoderar das melhores ferramentas, para viver a vida com intensidade. A vida é como um barco, que Deus nos deu para navegar para as águas profundas, até à plena realização de cada um de nós. A viagem cheia de desafios, não dá para encará-los de qualquer jeito e com qualquer barco. Precisa cuidar de si e do barco. Cuidar de si é cuidar do próprio corpo, da própria saúde, mas sobretudo da própria auto estima. Se o barco da vida estiver nos trinques e o marinheiro estiver bem preparado, o sucesso na vida está garantido.
2ª Lição: O exercício da liberdade e corresponsabilidade
Você já esteve na praia. O mar é a cara da liberdade. Sem limite e totalmente aberto. Dá asas à fantasia que se perde no horizonte. Mas não é por aí. Mesmo aberto e vasto o mar tem suas regras e seus limites. O marinheiro não pode fazer qualquer coisa, ir em qualquer direção, e navegar de qualquer jeito. O mar tem sua regras para que navegação possa ser segura e levar ao destino certo. Assim acontece com a vida; cada ser humano é livre mas, nem por isso, está autorizado a fazer o que bem entender. A vida precisa de regras e de consequências. Sem elas as pessoas não podem conviver entre elas. Se tornam parafusos de geleia, inconsistentes e inconclusivas. A construção da liberdade com responsabilidade é o grande desafio da nossa vida.
Boa comunicação garante sucesso
3ª Lição: Aprender a se comunicar com respeito e honestidade
Quem navega sabe da importância do rádio a bordo. É através do rádio que a tripulação pode se comunicar, receber instruções em caso de dificuldades, ter informações sobre o tempo. As condições do mar, a velocidade dos ventos. E sobretudo para pedir ajuda, em casa de emergência. Durante a navegação da vida é necessário se conectar o tempo todo com os outros. Por isso, antes de embarcar é preciso aprender a se comunicar, a dialogar, a ouvir e responder com eficiência. E a usar as palavras certas que não machucam. Quem não se comunica se trumbica. Comunicações bem feitas, ao contrário, garantem o sucesso na vida. Se a comunicação falhar, a vida pode naufragar.
4ª Lição: Precisa estabelecer e manter o norte
Marinheiro sem rumo fica desnorteado. Na vida vale o mesmo. Não dá para alcançar um objetivo se não tomar a direção certa e permanecer firme nela. Quem não escolhe o rumo próprio acaba indo pelo rumo dos outros. Perdendo definitivamente o controle de sua vida, que passa a ser manipulada pelos outros. Escolher o rumo certo e permanecer nele é o que você vai aprender durante a vida. Você irá aprender que a vida é o bem mais precioso que nós possuímos. Cuidar dela com ternura e cuidado vai ser a bússola que vai orientar nossas escolhas do dia a dia.
Liberdade de fazer o que bem entendermos
5ª Lição: Necessidade de uma tripulação
A importância de desenvolver as habilidades sociais. Um navio nunca pode ter menos de dois tripulantes. Por razões de segurança no mar, ninguém deve andar sozinho. Na vida acontece a mesma coisa. Viver é conviver. Viver é saber ser amistoso, compreensivo, respeitoso, afetivo e socialmente responsável. Viver é saber escolher os verdadeiros amigos e parceiros. É resistir a todos aqueles que, de maneira desnorteada, arriscam de arrastar a nossa vida para a rota errada. Enfim, a vida é um presente de Deus. Ele entregou a vida em nossas mãos. Nos deu a liberdade de fazer dela o que bem entendemos. Mas não é bom se desligar dele. Se perder contato com Deus, é muito grande o risco de arrebentar o barco nas pedras. Um bom marinheiro segue as orientações do comandante. Na vida é bom ficar em comunicação o tempo todo com Deus. E fazer tesouro das suas dicas. Permaneça em contato com Ele. Lembre-se que Deus é um pai com coração de mãe Mãe. Só deseja o nosso bem. Portanto confie nele.
Saverio Paolillo, comboniano