Dia de esperança ao lado de 4 jovens latino-americanos
Marco, do Brasil, José peruano, Byron de Costarica e Roger de El Salvador.
São os nomes dos quatro noviços que fizeram no sábado, dia 13 de maio seus primeiros votos, depois de dois anos de noviciado, no México.
Foi uma celebração simples, na qual se juntaram algumas famílias mais próximas da comunidade. Também chegou a família do Byron, que veio de San José de Costarica, trazendo inclusive três crianças!
Também a família comboniana no México estava bem representada, com vários missionários, algumas irmãs combonianas e LMC, leigos missionários combonianos.
Dá ânimo sentir na pele o entusiasmo e a profundidade das motivações desses jovens, amadurecidos durante o tempo do noviciado; estão cientes que a caminhada ainda continua, enriquecendo-se com uma nova etapa internacional.
Marco estudará na Colômbia, José em Nairobi (Kenya), Byron em Nápoles (Itália) e Roger também no Kenya. Desta vez, um fato bastante raro, metade dos neo-professos são irmãos.
Nas motivações que levaram o Marco à opção de ser irmão, trata-se de uma escolha de fraternidade, de uma compreensão humilde e serviçal da vocação, tentando desmontar uma visão hierárquica da igreja, que mantém ao centro o papel do sacerdote, e valorizando uma eclesiologia ministerial.
É dessa igreja ministerial que buscaremos inspiraçãs nos próximos dias, na nossa peregrinação à diocese de San Cristobal de las Casas, indo assim ao encontro de mons. Arizmendi, das comunidades indígenas e da igreja autóctone, iniciada pelo saudoso jTatik bispo Samuel Ruiz (‘jTatik’ significa pai).
O Evangelho da celebração dos votos dizia que igreja é sal e luz. É sabor, brilho, fermento, pequena parte do todo, cuja densidade e radicalidade têm a força de transformar, inspirar, abrir novos caminhos para que a vida não apodreça na banalidade do mal. O que são 4 jovens missionários no cenário da América Latina toda? Essa gota não vai se perder no mar do mundo ao qual é enviada?
Que esses quatro jovens missionários mantenham a intensidade, a paixão e a paz que partilharam com todos na Missa de seus primeiros votos. Que consigam contagiar a todos e que caminhemos todos com eles!
Fotos: Arquivo comboniano