Dias especiais para os Leigos Missionários Combonianos em Piquiá
O encontro presencial do Itinerário formativo LMC organizado para os dias 15 a 22 de janeiro em Açailândia/MA, acontece no Piquiá. Está é uma das presenças mais antigas e com continuidade dos LMC no Brasil e uma referência para o trabalho como Família Comboniana na Causa da Justiça e Paz e Integridade da criação (JPIC).
Neste domingo, de maneira providencial, celebramos a renovação das promessas do batismo na missa na comunidade N. Sra do Rosário. É um convite litúrgico anual de se revisitar a pia batismal em que se foi batizado e a redescobrir a dimensão da missionariedade. “Sou batizado? Então devo ser missionário senão não sou cristão!” (Pedro Casaldáliga). Também o testemunho do profeta Isaias nos lembra que não basta o servo tomar consciência da sua missão. É preciso ser luz entre as nações! (Is 49,6).
O dia foi intenso! Pela manhã participamos do Retiro de lançamento do Ano Vocacional na Paróquia Santa Luzia. Foi um momento de partilha, formação e de testemunhos vocacionais. Cristina partilhou sua vivência LMC ressaltando a relevância do laicato missionário na Igreja e em particular dos LMC. Um momento forte foi o almoço comunitário preparado pelas comunidades.
A tarde junto à comunidade MCCJ, com pe Carlo, pe Jose e o escolástico Alessandro, se conversou sobre a história da presença comboniana na região e sobre o plano pastoral paroquial.
A noite fomos agraciados com um bonito momento de convivência com a presença do casal João Carlos e Dida e o momento de cantoria puxado por Marcelo e Adriana.
Esta período de convivência tem por objetivo ser um momento especial no processo de discernimento que já entra no segundo ano, em vista do chamado LMC para servir ao Reino. Oportunidade de aprofundar sobre a Vocação como chamado de Deus, opção e estilo de vida e missão.
Colaboração de Tranqüilo Dias