Dom Gilberto e dom Belisário, bispos a serviço do Reino
Após ter sido aceite o pedido de resignação por idade de dom Belisário Silva, bispo de S. Luís do Maranhão, foi hoje nomeado dom Gilberto Pastana para ser o novo pastor daquela igreja, onde os missionários combonianos também contamos com uma comunidade, na periferia da mesma cidade. Gratidão e felicitações.
Gratidão a Dom Belisário, homem da igreja e do povo
Os Missionários Combonianos se unem à Igreja do Maranhão no agradecimento pelo ministério episcopal de dom Belisário José da Silva, que encerra sua caminhada de serviço à igreja local de São Luís. Muito obrigado, dom Belisário!
Um bispo carrega no coração e assume responsabilidade pela Igreja toda; dom Belisário demonstrou isso nas diversas etapas de coordenação do Regional Nordeste 5 e de colaboração na presidência da CNBB e do CELAM.
O amor à cultura e à leitura deu um embasamento sólido a suas reflexões e contribuições nos debates públicos, superando o risco da banalização da fé ou da cristalização das posições teológicas e pastorais.
Extremamente respeitoso com as pessoas e com os irmãos presbíteros, concedeu autonomia, mesmo quando não houvesse concordância.
Graças à vocação franciscana, manteve uma postura franca, transparente, simples e convivial, sem apego às liturgias do cargo que representou.
Manteve justa equidistância na esfera político-institucional, sem chegar a compromissos ou complacências e sem se omitir diante dos desafios sociopolíticos da cidade e da região.
Deixa a Arquidiocese de São Luís num momento histórico de graves desafios para o Brasil e para a Igreja.
Como Missionários Combonianos, acolhemos com alegria e esperança o novo arcebispo nomeado, dom Gilberto Pastana, maranhense de adoção pelos anos de serviço à Diocese de Imperatriz. Temos certeza que saberá assumir com sabedoria e profecia este novo ministério, garantimos nosso acompanhamento na oração e nos colocamos à disposição para toda a colaboração que for possível.
Deus acompanhe, ilumine e fortaleça o querido povo maranhense, rico de fé, de esperança e de vida!
São Luís, 02 de junho de 2021
Os Missionários Combonianos
Acolhemos com alegria e esperança dom Gilberto Pastana (foto Antonio Cruz/ABr – Agência Brasil)
Fotos: internet