Eu quis ser uma dessas Mil Vidas
Sou a Ir. Gabriela Lado. Nasci em Padibe, Gulu na Uganda. Uganda é um país jovem na fé. Logo após seis anos de Evangelização foi marcado pelo martírio dos Jovens Ugandeses que abraçaram o Cristianismo e começaram a pregar o Evangelho para outros colegas e familiares. Celebramos os Santos Mártires da Uganda no dia 03 de Junho. O país tem uma base de fé firme e forte.
A evangelização na minha região começou com os missionários/as combonianos/as. Passei minha infância e adolescência numa paróquia onde vi as irmãs muito dedicadas tanto na Evangelização quanto nos serviços sócias e eu admirava como elas davam atenção aos mais necessitados. Participando nas atividades da paróquia eu vi algo que chamou minha atenção: a maioria das missionárias que se doavam sem medida na paróquia eram idosas. Isso me deixou com perguntas que nunca me deixaram em paz; “Quem é que vai levar este trabalho para frente depois delas? Somos Cristãos hoje aqui porque estas/es missionárias/os deixaram seus países para nos evangelizar, então quem é que vai onde elas não irão chegar?” Eu tinha doze ou treze anos quando sentia esta perturbação.
Aos quinze anos comecei o Ensino Médio. Na escola uma irmã acompanhava os encontros vocacionais, uma vez por mês. Lá recebi um livro sobre a vida de São Daniel Comboni. Eu me encontrei neste livro com a frase que diz: “Se mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria para a missão.“ Senti um forte impulso de responder logo e ser uma dessas mil vidas que ele desejava ter, pois ele já morreu e as missionárias e missionários ao meu redor eram idosos. Tomei coragem e aproximei-me da irmã Comboniana contando o que eu sentia. Ela me aconselhou a continuar meus estudos e deixar este desejo madurecer. Segui estudando mas aquele desejo nunca me deixou. Sempre lembrava da necessidade de colaborar e continuar a missão que Jesus nos deixou.
Estudei Bioquímica mantendo contato com a animadora vocacional, e depois de um ano de trabalho num posto de Saúde das Irmãs Missionárias Combonianas, pedi para entrar na formação. Fiz dois anos no Quênia, outros dois anos (Noviciado) na Uganda. No dia 14 de Setembro de 2020 na festa de Exaltação de Santa Cruz fiz meus Primeiros Votos como irmã comboniana e fui enviada ao Brasil.
Devido à Pandemia de Covid-19, fui destinada à missão de Karamoja-Uganda onde servi no posto de saúde e trabalhei com jovens na Escola Paroquial do Ensino Médio.
Na metade do ano 2021, cheguei a São Mateus-ES onde vivo momentos de aprendizagem da Língua Portuguesa, da cultura e da realidade da Igreja e do Povo Brasileiro. Aprendi muito do povo de São Mateus que me acolheu com muito carinho mesmo que eu não soubesse falar. Na aprendizagem fui me envolvendo aos poucos com as irmãs da comunidade nas diferentes pastorais da Paróquia.
Este novo ano 2023 me levará para uma nova Missão em Cujubim-Rondônia.
Me sinto realizada na minha vocação compartilhando o amor de Deus nas alegrias e dificuldades que o povo enfrenta.
A você que está lendo este artigo agora eu falo: “Jesus conta com você para continuar sua missão!” Entre em contato conosco e saiba como.
Gabriela Lado, irmã comboniana em S. Mateus-ES
Foto: Ir. Gabriela acompanha grupo da Juventude Missionária em S. Mateus-ES