![Família Comboniana na paróquia de Jaru: Romaria P. Ezequiel](https://combonianos.org.br/wp-content/uploads/2021/07/jovem-religiao-valores.jpg)
Família Comboniana na paróquia de Jaru: Romaria P. Ezequiel
As Missionárias e os Missionários Combonianos visitaram diversas comunidades da paróquia de Jaru, na Rondônia, nos dias 7, 8 e 9 de Julho, convidando todos à oração e participação na 2ª Romaria do P. Ezequiel Ramin, mártir da opção e da libertação dos pobres sem terra e povos indígenas.
Foi admirável o acolhimento …
Foi admirável o acolhimento dos leigos, irmãs e padres da paróquia de S. João Batista. Do mesmo modo apreciamos seu envolvimento e interesse na vida e no exemplo que o P. Ezequiel deixou a todas e todos nós. Tanto o P. Sivaldo (pároco) como o P. Edino (vigário) deram testemunho simples e bonito das raíses combonianas das 116 comunidades que formam atualmente a paróquia. Muito obrigado a tod@s e juntos louvemos Deus e sua Mãe, Nossa Senhora Aparecida!
Não podemos deixar de falar da divulgação da 2ª Romaria do P. Ezequiel Ramin feita na rádio Nova Jaru e também na Interativa. Foi uma ótima oportunidade de chegar a muito mais pessoas.
Nossa breve presença em Jaru, foi uma ocasião muito especial porque sentimos que o trabalho de nossos missionários e missionárias continua produzindo seus frutos, dando corpo ao sonho de S. Daniel Comboni: “Salvar a África com a África” e… o Brasil com o Brasil! Escutamos algumas pessoas dando testemunhos muito ricos, pelo fato de atribuirem a diferentes membros desta família missionária sua vocação e seu compromisso de batizados. É evidente que o P. Ezequiel com seu martírio se tornou um membro insigne desta família e desta igreja. Como alguém comentou com enorme acerto: “O P. Ezequiel Ramin não é mais pertença exclusiva de sua família missionária comboniana, mas de toda a igreja e, de um modo muito especial, desta igreja de Ji-Paraná”.
Por outro lado, nossa visita serviu para dar a conhecer um pouco de nossa missão eclesial e comboniana, ao serviço do Reino de Deus e dos pobres, num compromisso sério com as vítimas de um sistema opressor, que gera conflitos, violência e morte, não somente no tempo do P. Ezequiel Ramin, mas infelizmente essa situação continua produzindo e multiplicando vítimas mortais ainda hoje.
Nunca deixámos de animar as comunidades e cada pessoa a unir-se nestes dias e em especial no dia da Romaria (23 Domingo), participando todos juntos do programa. Somos convidados à oração em favor dos pobres e vítimas da violência, injustiça e morte, sempre pela intercessão do servo de Deus, P. Ezequiel Ramin.
Programa
O Programa compreende:
– Tríduo: dias 19, 20 e 21 – Cacoal, RO – 19h30: Comunidade P. Ezequiel (Bairro S. Antonio)
– Celebração – Memória: dia 22, Sábado – 19h30: Cacoal – Igreja Matriz
– Romaria: dia 23, Domingo – 9h00: Concentração – Rondolândia, MT (comunidade P. Ezequiel Ramin; => Saída em procissão para a Capela, lugar do martírio; Segue a Missa e o Almoço; conclusão
(Programação completa na página: https://www.facebook.com/padreezequielramin/)
FRASES do P. EZEQUIEL
– “Estou feliz quando vejo alguém sorrir, quando posso ajudá-lo, me esqueço de mim pelos outros”
– “Deus (…) me convida a segui-lo. Está me chamando quando ajudo as pessoas com problemas, quando me envolvo perigosamente para salvar os outros”
– “O padre que lhes está falando recebeu ameaças de morte; querido irmão, se a minha vida lhe pertence, também a minha morte lhe pertencerá”
E hoje podemos nós concluir: “…lhe pertence também a minha ressurreição!”
Oração
Ó Deus de misericórdia,
pelo apaixonado testemunho de amor
oferecido pelo Teu servo
Ezequiel Ramin aos povos indígenas
e aos pobres sem terra,
faz que, inspirados por este amor,
que foi até ao derramamento de sangue,
nos tornemos discípulos convictos, felizes
e corajosos da Boa Nova do Reino.
Revivam os desertos dos corações egoístas
e refloresça a esperança
de um mundo mais justo e solidário.
Te pedimos, pela sua intercessão,
alcançar a graça que necessitamos
(menciona-se a graça no coração).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo teu Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.
(Pai-nosso, Ave-maria. Glória…)
Contato WhatsApp: (11) 97956 8317
Site: www.combonianos.org.br/
Email: combonianos@brcomboni.org.br