Frases de Daniel Comboni

“O missionário deve estar disposto a tudo: à alegria e à tristeza, à vida e à morte, ao abraço e à despedida. E a tudo isso estou disposto também eu.”
EE. 218

“Eu só disponho de uma vida para consagrar à salvação daquelas almas: quisera ter mil vidas para as consumir nesse fim.” EE. 2271

“O dia e a noite, o sol e a chuva, encontrar-me-ão igualmente e sempre disposto a atender a vossas necessidades espirituais: o rico e o pobre, o são e o doente, o jovem e o velho, o patrão e o servo terão sempre igual acesso ao meu coração. o vosso bem será o meu e as vossas penas serão também as minhas. Quero partilhar a vossa sorte, e o dia mais feliz da minha existência será aquele em que eu possa dar a vida por vós.“
EE. 3158-59

“Que aconteça tudo o quer Deus quiser. Deus nunca abandona quem nele confia. Ele é o protetor da inocência e o vingador da justiça. Eu sou feliz na cruz, que levada de boa vontade por amor de Deus gera o triunfo e a vida eterna.” EE. 7246

“Este Instituto torna-se, pois, como um pequeno cenáculo de apóstolos para a África, um ponto luminoso que envia até ao centro da Nigrícia tantos raios quantos os solícitos e virtuosos missionários que saem do seu seio. E estes raios, que juntos resplandecem e aquecem, revelam necessariamente a natureza do centro de onde procedem.”
EE. 2648

“A obra da irmã é um verdadeiro sacerdócio. Onde estão presentes as irmãs a missão é sólida.”
EE. 5107

“Estas irmãs são a verdadeira imagem das antigas mulheres do Evangelho.” EE. 3553

“Eu fui o primeiro a fazer com que colabore no apostolado da África Central o omnipotente ministério da mulher do Evangelho e da irmã da caridade, que é o escudo, a força e a garantia do ministério do missionário.” EE. 5284

“O católico, habituado a julgar as coisas com a luz que lhe vem do alto, olhou a África não através do miserável prisma dos interesses humanos, mas do puro raio da sua fé; e descobriu lá uma infinidade de irmãos pertencentes à mesma família, que têm nos Céus um pai comum. Então, levado pelo ímpeto daquela caridade que se acendeu com divina chama aos pés do Gólgota e, saída do lado do Crucificado, para abraçar toda a família humana, sentiu que o seu coração palpitava mais fortemente; e uma força divina pareceu empurrá-lo para aquelas terras, para apertar entre os seus braços e dar um beijo de paz e de amor àqueles irmãos seus..." EE. 2742

“Eu não temo nem o mundo inteiro e morrerei no campo de batalha seguindo o meu grito de guerra, que fizeram seu os meus fervorosos colaboradores: «Nigrícia ou morte!»”
EE. 4586

“Já vejo e compreendo que a cruz me é tão amiga e a tenho sempre tão perto, que desde há tempo a escolhi por esposa inseparável e terna. E com a cruz como amável companheira e mestra sapientíssima de prudência e sagacidade, com Maria minha mãe queridíssima e com Jesus todo meu, nada temo; e certamente, com passo lento e seguro, andando sobre os espinhos, chegarei a iniciar estavelmente e a implantar a ideada obra da regeneração da Nigrícia central, que tantos abandonaram e que é a obra mais difícil e fatigante do apostolado católico.”
EE. 1710

“O missionário da Nigrícia deve com frequência refletir e meditar que ele trabalha numa obra de altíssimo mérito, sim, mas muito árdua e laboriosa, para ser uma pedra escondida debaixo da terra que talvez nunca apareça à luz e que entra a fazer parte do cimento dum novo e colossal edifício.” EE. 2701

“Eles formam-se nesta disposição, tendo sempre os olhos fixos em Jesus Cristo, amando-o ternamente e procurando entender o que significa um Deus morto na cruz pela salvação das almas. E, renovando frequentemente a sua oferta a Deus, em certas circunstâncias, fazem todos juntos uma formal e explícita consagração a Deus de si mesmos, oferecendo-se cada um, com humildade e confiança na sua graça, também ao martírio.” Formados nestas normas, os candidatos não podem não tornar-se bons instrumentos nas mãos de Deus, para colaborar nesta difícil empresa."
EE. 2892

“Se com viva fé contemplam e saboreiam um mistério de tanto amor, serão felizes por se oferecerem e perderem tudo e morrer com Ele e por ele. Procurarão ir cada vez mais longe, até consumarem seu holocausto, renunciando a todo afeto terreno, habituando-se a prescindir de suas comodidades, dos seus pequenos interesses, opinião e tudo o que lhes diz respeito, pois até um tênue fio pode impedir uma alma generosa de se elevar até Deus. Por isso, será contínua a prática da negação de si mesmos, mesmo nas pequenas coisas, e renovarão com frequência a oferta de si mesmo a Deus, incluída a saúde a até a vida.” EE. 2722

“A mulher católica é tudo.”
EE. 970