Igreja Jovem de Mogi-SP em Festa, com Família Comboniana
Domingo de festa para a igreja católica em Mogi das Cruzes, SP, com a presença da família comboniana. Os amigos do seminário e da diocese chagram em grande quantidade para o festejo que já iniciou há 20 anos! Jovens missionários, que continuam seu sonho de doar suas vidas ao jeito de S. Daniel Comboni, juntamente com a irmã Dina, comboniana nascida em Mogi, também participaram na festa.
Da esquerda: Samuel, Batista, Ir. Dina, D. Pedro, Paul e Quisito na tenda vocacional
20ª Festa do Seminário – Mogi das Cruzes
É com grande alegria do Evangelho que, a partir de um convite feito pela diocese de Mogi das Cruzes, nós os missionários e missionárias combonianos nos fizemos presentes na vigésima festa do seminário da diocese de Mogi das Cruzes. Era o mês de setembro. Tal festa acontece uma vez por ano nesta diocese, como meio de criar uma colaboração efetiva dos leigos na formação dos novos sacerdotes da diocese e dar a conhecer o rosto de uma igreja missionária, como foi o caso deste dia passado juntos.
Acolhida e Preparação
A este convite, nós os combonianos formandos de teologia em São Paulo acorremos apressadamente, a exemplo de Maria ao encontro de sua prima Isabel e fomos até mesmo muito cedo como Maria Madalena, na madrugada da ressurreição. Tendo chegado lá bem cedo antes dos portões estarem abertos. Ficamos impressionados ao ver o espaço bem organizado para a grande festa do seminário. Havia uma tenda maior, onde se celebraria a missa as 8h da manhã, e depois as diversas tendas para a venda de diferentes alimentos. Nestas tendas estavam representadas as diferentes paróquias da diocese. Noutra seção havia duas tendas:
Uma destinada à exposição vocacional e missionária
Outra era a tenda da misericórdia para o sacramento da reconciliação, que continuou ativa o dia inteiro.
Um ambiente encantador, respirando o ar puro, ao lado de uma pequena colina conhecida por Tabor. Assim fomos bem acolhidos por grupos de leigos, com sorrisos e abraços de boas vindas. Notamos que a maioria dos seminaristas andava atarefada, com a preparação da missa que se aproximava.
Missa da Festa
De repente viu-se uma enchente de carros e pessoas reunidas para o início da missa. Esta foi presidida pelo bispo da diocese Mogi das Cruzes, Dom Pedro Stringhini. Os serviços todos, dentro da celebração, foram feitos pelos seminaristas, sobretudo da filosofia e da teologia.
Durante a santa missa, em que se leu o evangelho de Lucas, capítulo 15, que fala das 3 parábolas: da moeda perdida, a ovelha perdida e do filho pródigo, D. Pedro ressaltou a necessidade da volta ao Senhor, num processo contínuo de conversão e a necessidade de se alegrar com a volta ou regresso de um irmão ou uma irmã à comunidade. Ninguém pode tomar a atitude egoísta e quase fratricida, do irmão mais velho. Não basta estar em comunhão com Deus, enquanto não nos abrimos com alegria para acolher aquele que regressa à comunidade e a Deus. Neste sentido quando somos humildes, sabemos reconhecer nossa condição de filhos e filhas de Deus pecadores, e assim podemos também acolher com misericórdia. O Bispo se alegrou com toda a assembleia e manifestou a sua satisfação de, durante sete anos do seu ministério episcopal, já ter ordenado 50 padres tanto daquele seminário como vindos de algumas congregações religiosas.
Ir. Dina e Dom Pedro antes de iniciar a missa
Tenda vocacional, um espaço de missão com a dimensão do mundo
Família Comboniana presente
Estávamos presentes quatro missionários combonianos, três estudantes de teologia Paul, Batista e Quisito e Samuel recém chegado de Moçambique para continuar a formação. Aproveitou para conhecer este espaço diocesano missionário. Tivemos a alegria, de estar com a irmã comboniana Dina Ramos, que por sinal é daquelas terras férteis de Mogi das Cruzes. Ela vivendo um ambiente de férias, pois trabalha na República democrática do Congo há mais de 15 anos. Ela participou ativamente conosco na animação missionária. Foi maravilhosa a animação, pois ao final da missa foram passando nas tendas, diversos jovens e adultos, contemplando as maravilhas da missão de Jesus Cristo, expostas na diversidade de carismas, com presença de leigos, consagrados e consagradas. Durante a passada de pessoas, fomos explicando a nossa missão comboniana, começando por falar da coragem, amor e entusiasmo de São Daniel Comboni sair da sua terra para evangelizar a África, acreditando no potencial dos homens e mulheres africanos explorados e escravizados desumanamente.Daniel Comboni viveu a sua vida para e pela África, para dar dignidade de filhos de Deus, aos humanos esquecidos.
Tivemos a presença de D. Pedro, na nossa tenda, e tivemos a oportunidade de apresentar a ele nosso impulso missionário, apesar dele já ter trabalhado com os combonianos, na região Belém, zona leste de São Paulo. Tiramos fotos lindas de memória da bela missão vocacional
Para finalizar agradecemos o convite da diocese de Mogi das Cruzes, e a acolhida calorosa dessa igreja particular, solicitamos a vossa oração pela missão comboniana no Brasil e no mundo, rezamos por vós para que sejais sempre uma igreja missionária e aberta ao mundo.
Quisito Veloso, comboniano
Amigas e amigos do seminário e da Família Comboniana