
II Caravana pela Ecologia Integral encontra-se com o Papa Francisco
Na quarta-feira, 20/09/2023, após a audiência geral, os membros da Caravana pela Ecologia Integral tiveram a oportunidade de se encontrar com o Papa Francisco. A Caravana, neste mês de setembro, está realizando uma série de atividades que teve início em Madrid, passou por Roma e seguirá para Bruxelas. O principal objetivo é tratar de questões ligadas à Ecologia Integral, em colaboração com a Rede Igrejas e Mineração.
Os representantes da II Caravana pela Ecologia Integral, organizada pela Rede Igrejas e Mineração (RIM), saudaram ontem (20 de setembro) o Papa Francisco na Praça São Pedro. Durante o encontro, os membros presentearam o Santo Padre com o livro da Caravana pela Ecologia Integral e explicaram a missão que estão realizando neste mês e como as comunidades estão se envolvendo na conversão ecológica, especialmente os jovens.
Para a equipe da Caravana, foi um momento significativo, no qual os jovens, principais envolvidos na iniciativa, se sentiram inspirados pelas palavras do Papa Francisco. Ele enfatizou a necessidade de superar estruturas coloniais onde a mineração continua a oprimir, e a resposta da juventude está em gestos concretos para criar um mundo mais justo, pacífico e defender os direitos humanos e da natureza.
Posteriormente, a equipe da Caravana foi convidada aos estúdios da Rádio Vaticano, onde detalharam as atividades desta segunda edição da Caravana pela Ecologia Integral. Os representantes do Brasil, Padre Dario Bossi e Guilherme Cavalli, enfatizaram a importância do “Tempo da Criação” e sua ligação com a mensagem do Papa sobre o tema.
Guilherme Cavalli, coordenador da iniciativa, em sua entrevista, realçou que a Caravana busca ampliar a voz dos jovens engajados em um mundo mais justo e pacífico, defendendo os direitos das pessoas e do meio ambiente. Ele ressaltou a importância da justiça intergeracional, onde os jovens se preocupam com o presente e com o legado futuro.
Vários tópicos foram discutidos, incluindo os desafios enfrentados pelos participantes da Caravana, originários de diferentes países da América Latina, e suas histórias e lutas locais. A relevância da Igreja como defensora dos mais vulneráveis e como mediadora em debates políticos também foi abordada.
Ao discutir a necessidade de uma conversão ecológica profunda e a responsabilidade das entidades religiosas, Padre Dario destacou a necessidade de revisar códigos éticos para evitar o apoio a empresas com práticas destrutivas. Ele também mencionou a importância de aprender com as comunidades locais sobre sustentabilidade e conservação.
A II Caravana pela Ecologia Integral é uma ação importante voltada para sensibilizar a comunidade global sobre questões ecológicas e justiça social, procurando uma visão mais integrada entre seres humanos e natureza. O objetivo é continuar a promover essa mensagem pelo mundo.
A entrevista completa foi transmitida no Programa Porta Aberta às 16h de ontem, 20 de setembro. E pode ser ouvida logo abaixo: