Jovens de cinco países latino-americanos promovem a II Caravana pela Ecologia Integral em setembro
Com a orientação do Papa Francisco sobre a necessidade de cuidar da Mãe Terra, a rede Igrejas e Mineração (RIM) lançou a II Caravana pela Ecologia Integral. De 12 a 30 de setembro, um grupo de cinco jovens da Argentina, Brasil, Equador, Guatemala e Peru se reunirá para realizar seminários, eventos e reuniões, buscando uma conversão ecológica integral e instando entidades religiosas e acadêmicas a desinvestirem em mineração.
O mês de setembro, conhecido como o “Tempo da Criação”, é uma celebração ecumênica que ressoa com as palavras do Papa Francisco. O bispo de Roma reforçou que políticas econômicas que beneficiam uma minoria rica enquanto degradam as condições de muitos, são contraproducentes à paz e justiça.
Em consonância com essas mensagens, a Caravana visa a conscientização sobre os efeitos devastadores da mineração e a necessidade de mudar práticas econômicas prejudiciais. A iniciativa culminará com eventos em diversos locais, incluindo Madrid, Santiago de Compostela, Roma, Bruxelas e a Universidade de Tubinga na Alemanha.
Guilherme Cavalli, coordenador da iniciativa, destaca a importância da Igreja em adotar práticas de investimento éticas, afastando-se de indústrias que perpetuam danos ambientais e sociais. O Papa Francisco também mencionou a necessidade de se afastar de “indústrias predatórias” que degradam e poluem nossos recursos hídricos.
Através da Campanha de Desinvestimento em Mineração, a II Caravana convida entidades cristãs a adotarem uma economia mais responsável e ética, pautada na sustentabilidade e equidade social. A iniciativa busca reformular o atual modelo econômico, que prioriza o lucro em detrimento do meio ambiente e das comunidades.
A Caravana busca também aprofundar relações entre organizações europeias e latino-americanas, para unir esforços no combate aos danos causados pela mineração e promover uma economia mais sustentável.
Este movimento, apoiado por 22 organizações da América e Europa, representa uma crescente conscientização global sobre a urgência de priorizar a vida e o bem-estar ambiental acima dos lucros de curto prazo. Ações como estas mostram a dedicação contínua de muitos para criar um mundo mais justo e sustentável para as gerações futuras.