Memória do Pe. José Cavalieri no facebook, com dor e amor
Celebramos, esta terça-feira, 19 de janeiro, a despedida de Pe. José Cavalieri. Teve transmissão no Facebook das paróquias de S. José Operário-Carapina e de S. Marcos de Nova Venécia, ambas no Espirito Santo. Foi um dia muito intenso, em que sentimos o carinho e apoio do povo de Deus, ao qual Pe. José deu a vida.
No começo da manhã, Pe. Roberto Sottara, pároco da paróquia de São José Operário em Carapina (ES), o Diácono Sidney, da mesma paróquia, e eu, como provincial dos Missionários Combonianos, realizamos um momento de oração breve, com atenção a todos os protocolos sanitários, junto ao corpo de Pe. José.
Foi um momento comovente, em que Pe. Roberto agradeceu Pe. José, dialogando com ele, pela capacidade de se inserir no meio das comunidades de Carapina, com seu jeito acolhedor, sereno, respeitoso.
Nos acompanhavam, à distância, Pe. Elio Savoia, Pe. Carlo Faggion e Pe. Ernesto Ascione, que por motivos de saúde não puderam acompanhar a última despedida.
Logo em seguida, acompanhamos com nosso carro o corpo de Pe. José, que foi levado pela funerária até a cidade de Nova Venécia (ES), onde nosso irmão havia confiado desejar ser sepultado.
Ao chegarmos às portas da cidade, um carro de som acompanhou a procissão, com músicas e gravações, informando a população sobre a despedida de um padre que, como São Daniel Comboni, doou por inteiro sua vida ao povo de Deus.
Na porta da igreja da paróquia de São Marcos, várias pessoas acolheram o corpo de Pe. José, agitando lenços brancos. Com vários símbolos nos degraus da praça da igreja, realizamos uma breve memória do padre e uma bênção do caixão. As pessoas puderam passar, uma a uma, para ver o rosto de pe. José, atrás do vidro do caixão.
Foi a última saudação. Assistam aqui ao vídeo dessa celebração de acolhida.
Em seguida, acompanhamos de carro o corpo de Pe. José até o cemitério. As famílias da cidade se organizaram em grupos, preparando pequenos altarzinhos ao longo do trajeto e reunindo-se, sem aglomerações, naqueles lugares. À passagem do corpo, todos batiam palmas, com gratidão e orgulho. Foi outro momento comovente, dando especialmente destaque à manifestação de carinho das pessoas do hospital e da escola São Daniel Comboni, da cidade.
No cemitério, pudemos entrar poucas pessoas, para uma despedida simples, que podem assistir nesse outro vídeo.
Pe. José foi sepultado junto a outros missionários combonianos, num espaço que ele mesmo havia preparado para nossa família missionária.
Agora, jaz ao lado de outros grandes missionários: Carlo Furbetta, José Laera, Simão Civallero, Ângelo Compri, Antônio Zagotto, Domingos Ferreira Oliveira (diocesano), Sante Cordioli, Mario Stella e Gianni Bartezzaghi.
Logo em seguida, voltamos à igreja para a celebração da Eucaristia, que foi presidida por dom Ailton Menegussi, bispo de Crateús (CE), nativo de Nova Venécia e muito próximo à família comboniana.
Participou uma boa representação do povo de Deus da Paróquia e cerca de dez padres da Diocese de São Mateus, com destaque para pe. Eniezel e pe. Edson, que cuidaram da preparação de todas as cerimônias.
Foram muito fortes os agradecimentos à família de Pe. José, que acompanhava a celebração transmitida online: “o dom da vida de Pe. José, ao qual vocês também contribuíram, trouxe muitos frutos para a igreja que está no Espírito Santo. Somos muito agradecidos a todos vocês, na Itália, por esse missionário”.
Também dom Ailton teve palavras fortes, no final da missa: “Para Nova Venécia, ter dez missionários sepultados nessa terra não é só uma questão física: é uma responsabilidade. Não podemos perder a memória desses missionários, precisamos assumi-la, renová-la, concretizá-la em escolhas e atitudes missionárias que continuem hoje!”.
Encontram aqui a gravação de toda a celebração eucarística.
No domingo (24) foi a celebração da missa de sétimo dia. Fomos abastecidos por um sentimento de gratidão e de vínculo para com o povo do Espírito Santo, e de todos os lugares do Brasil onde Pe. José foi missionário: Ibiraçu, Jerônimo Monteiro, São Gabriel da Palha, Cachoeiro do Itapemirim, Nova Venécia, São Mateus e Carapina (ES), Curitiba (PR), Pimenta Bueno (RO), São Paulo e S, José do Rio Preto (SP), Taguatinga (DF), Contagem (MG). Deixamos aqui registada esta Homenagem.
Pedimos a Pe. José que interceda por todos nós, nossa missão comboniana e a situação tão grave e gritante de nosso Brasil.
Pe. Dário Bossi
Pe. José em São Mateus, ES
JPe. José e sua comunidade, juntamente com Irs. Combonianas, em Carapina,ES
PP. Jovercino, José, Elias e Martinho, em Aparecida do Norte, SP
PP. José, Andriollo e Lenzi, na casa provincial, em SP
Fotos: Sem Fronteiras/arquivo comboniano