Missão com os ribeirinhos em tempos de grave seca
ÁREA MISSIONÁRIA DE SÃO CARLOS E CALAMA
– RONDÔNIA
Rondônia encontra-se na luta cada vez com o calor que aumenta, e também com a fumaça que levou um bom tempo dificultando a vida e a saúde do povo. Estamos atravessando um tempo de maior seca na história. O rio Madeira, junto com outros rios, está secando. A situação piora a cada dia.
Diante de tudo isso, o sofrimento da maior parte do povo Ribeirinho se define; falta de água portável para beber e para o uso geral em algumas comunidades. A fome atinge muitas famílias porque falta o peixe. Graças a Deus que a diocese de Porto Velho e o Estado se unem para socorrer as pessoas com alguns gestos de caridade.
Como Missionários Combonianos trabalhando nessas áreas, nós nos perguntamos: até quando ficaremos assim? Num desespero generalizado, qual seria o caminho a seguir? Hoje não se pode viajar pelo rio à noite, de dia pode-se navegar com grande cuidado, demorando muito para chegar ao destino.
De alguma forma, a crise atual serve para alertar a todos de que estamos indo no rumo da catástrofe. O comportamento humano diante da natureza precisa a ser repensado. Um convite para avaliar o nosso uso e cuidado com os recursos ao nosso redor, como é o caso da água. Será que utilizamos a água com respeito e com gratidão? A urgência e a importância deste assunto não deixa de ser vital, considerando as atividades desenvolvidas em relação com os rios.
As mudanças climáticas são uma realidade sentida para todos. Por isso, todos queremos somar para mudar de direção. Aproveitamos das iniciativas como a Romaria da terra, da água e da floresta. A ideia é unir para fortalecer os assuntos que a todos interessam. Juntos somos mais fortes e podemos vencer, por isso, é necessário trabalhar na formação do povo. Concretizar isso nos faz avançar nestes assuntos atuais, de modo a melhorar a qualidade de vida.
Missão junto com o Bispo Dom Roque – RO
Nas visitas pastorais contamos com a presença do nosso querido bispo Dom Roque. Ele não deixa de levar adiante a missão no baixo Madeira, e sempre apoia a missão ribeirinha. Na sua simplicidade e cuidado de pastor, sua preocupação com a vida do povo mostra o seu amor verdadeiro. Sua presença enche o povo de alegria, e claro transmite uma grande esperança ao povo.
Sabemos que Cristo é a saída principal para os desafios da população. Animar o povo é uma grande ajuda. Sonhamos juntos por um futuro melhor, mas ele depende do que nós construímos hoje. Deus abençoe o povo Ribeirinho e Rondoniense. Continue caminhando com todos para superar seus momentos de altos e baixos.
Emmanuel Muhime, comboniano em Porto Velho