Missão é Serviço à pessoa
“O Espírito do Senhor me ungiu e me enviou” Lc 4,18
Sou irmão missionário comboniano há 37 anos e somente o chamado de Deus me faz continuar firme.
Moçambique, África: Serviço às juventudes e a todos
Aos 28 anos parti para Carapira, Moçambique, feliz por realizar o grande sonho: partir. Encontrei uma comunidade de 6 missionários e outras tantas irmãs combonianas. Com outros irmãos, comecei meu serviço na Escola profissional, mas além disso também contribuí na Alfabetização de crianças e adultos, na diocese de Nacala. Foram mais de 10 anos cheios de alegrias, dores, desafios e gestos de doação e entrega aos jovens e ao povo em geral.
Filipinas, Ásia: Serviço à Igreja Local
Nos anos de 2005 a 2007 fui enviado para Manila, Filipinas, onde me confiaram o serviço de administração no escritório, e também colaborarei na Animação Missionária (AM) e divulgação da revista World Mission. Era outra realidade e, claro, muitos desafios.
Santarém, Europa: Serviço às paróquias e às comunidades
De 2008 até 2014 estive na comunidade da Santarém, onde me dediquei ao cuidado da comunidade (casa e quinta) e à AM visitando muitos grupos e paróquias. Foi nestes anos que participei com outros 5 missionários numa equipa que preparava vídeos destinados a crianças, jovens e para todos, destinados à AM na província. Após 5 anos na comunidade comecei a sonhar nova partida…
Brasil, América: Serviço Digital à sociedade, à igreja e ao instituto
Após um semestre na Maia para completar a licenciatura em Engenharia Mecânica, dediquei um ano letivo (em Madrid) estudando Comunicação Digital: a) Desenho e programação de páginas da internet e b) Marketing Digital/Redes Sociais. Em janeiro de 2016 parti, desta vez para o Brasil.
Entrar no mundo da comunicação digital num país desconhecido não foi fácil. Fiz o possível para entender o povo, a igreja e a sociedade em geral. O meu sonho na comunicação é ser a cara dos combonianos no Brasil. E além disso, sempre fizemos do site e das redes sociais a Sala de Visitas de quem quiser conhecer a missão.
Ao princípio éramos um mexicano e eu. Além do site, do Facebook e do Youtube, iniciamos o Instagram, o Twitter e o Whatsapp. Depois ele partiu e formamos uma equipe de missionários e leigos para dar seguimento e em 2018 já nos reuníamos AO VIVO. Em 2020 demos início a uma parceria com uma empresa de gestão de redes sociais.
A missão no Brasil é marcada por quatro grandes eixos:
a) A Amazónia inclui o trabalho com os povos originários, populações ribeirinhas, e seus territórios. Estas foram as causas que levaram o padre Ezequiel Ramin a sacrificar sua vida. Anualmente participamos na Romaria dedicada à sua memória.b) O Mundo afro: numa população que ronda os 220 milhões, os afro descendentes ultrapassam os 123 milhões. A comunidade de Salvador é um foco que ajuda toda província a manter vivo este aspeto em nossa missão. O padre Heitor Frisotti foi exemplar neste eixo e mantemos viva a sua memória.
c) Direitos humanos e periferias: A maioria dos projetos sociais e paróquias ficam nas periferias e seu foco é reforçar a identidade e capacitar as lideranças.
d) AM e Vocacional: Este é o maior desafio. Por sua diversidade e extensão, o Brasil resiste a abrir-se à missão no exterior. Algumas exceções alimentam nossa esperança e por isso seguimos trabalhando sempre.
Que São Daniel Comboni nos inspire e nos guie sempre!
João Paulo Martins, irmão em São Paulo