
Nota de Pesar pela Páscoa de D. Enemésio Lazzaris, Orionita
Os Missionários Combonianos no Brasil se unem na dor e na esperança à Diocese de Balsas e à Família Orionita nesse momento da partida de Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, bispo diocesano de Balsas e companheiro de tantas caminhadas. Ele agora é nosso intercessor junto ao Deus da vida.
D. Enemésio, Presidente da CPT, divulgando relatório Conflitos no Campo 2013
Balsas foi um dos lugares onde os Missionários Combonianos iniciaram sua missão no Brasil. Seu povo simples e acolhedor, gente sofrida, mas de grande fé e muitos valores, acolheu os Combonianos e os ajudou a serem mais missionários sob a liderança, primeiramente, de Dom Diogo Parodi. Depois, com Dom Rino Carlesi, Dom Franco Masserdotti e, finalmente, com o querido bispo brasileiro da Congregação dos Orionitas, Dom Enemésio Ângelo Lazzaris.
Dom Enemésio valorizou muito a espiritualidade e carisma combonianos presentes na Diocese de Balsas. Com carinho, respeito e até humildade, ele ajudo a fazer memória de seu predecessor, o saudoso Dom Franco, e se empenhou para fazer de sua diocese ‘uma igreja sempre em saída’. A paixão missionária e a profecia de Dom Enemésio também eram grandes.
Testemunhamos a sua luta na defesa da terra e das águas, no enfrentamento ao tráfico humano, na pastoral do menor, no grupo de combate ao trabalho escravo, na rede de notícias da Amazônia e em tantas outras ações missionárias, sempre com seu estilo de vida sóbrio, de um autêntico servo de Deus que se fez realmente próximo aos mais pobres, na defesa e promoção da vida, da justiça e dos direitos humanos.
Agora Dom Enemésio se encontra nos abraços de Deus e se reencontra com outros grandes patronos e matronas da igreja maranhense. Eles e elas estão do nosso lado, torcendo por nós, para que não deixemos morrer a esperança e a profecia. Eles e elas nos esperam para a festa no banquete do Reino, que teimosamente precisamos antecipar já nesta vida.
Muito obrigado, Dom Enemésio! Interceda por nós, especialmente por sua querida Diocese de Balsas!
São Paulo, 3 de fevereiro de 2020.
Missionários Combonianos no Brasil