NOTA: VIVAT International preocupada com Eleições no Brasil
New York, 14 de outubro de 2022
À VIVAT Brasil e a todas as congregações-membros, a saber: Sociedade do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo, Congregação do Espírito Santo, Irmãs Missionárias do Espírito Santo, Missionários Combonianos, Missionárias Combonianas, Irmãzinhas da Assunção, Irmãs da Santa Cruz, Missionárias Scalabrinianas, Missionários Dehonianos, Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, Oblatos de Maria Imaculada, Irmãs do Santo Rosário.
O New York Central Office da VIVAT International está acompanhando com grande preocupação, o processo eleitoral no Brasil, marcado por graves ameaças à democracia, insustentáveis suspeitas sobre o mecanismo eleitoral, violência e ameaças, disseminação de calúnias e fake news, manipulação da religião como instrumento para agregar votos.
Nos Estados Unidos, tivemos experiências similares recentemente, que inclusive degeneraram nos vergonhosos eventos do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.
Escrevemos à VIVAT Brasil e a todas as congregações que compõem nossa rede, manifestando nossa solidariedade e apoio incondicional à democracia.
O Brasil precisa de justiça, paz e cuidado da Casa Comum. A vida religiosa consagrada pode ser um ator profético e corajoso que favoreça a mudança, trabalhe na educação popular e na organização comunitária, garanta a paz desarmada e cure as feridas de uma sociedade dividida.
Contem conosco nessa desafiadora missão e com nossa oração neste momento crucial da história do Brasil.
Cordialmente,
Maria Lourdes Santos, SSpS
Paulus Rahmat, SVD
Vivat International
Nova Iorque Central Office