Novembro, mês dos Santos e Fiéis Defuntos combonianos
Neste mês lembramos os santos e os fiéis que nos precederam. É importante pois não há planta sem raízes, nem a missão que vivemos hoje caiu do céu por acaso. Nossos antecessores deram suas vidas pela missão e podem ainda servir de inspiração. É o que apresentamos neste livrinho.
Combonianos que nos passaram o Testemunho da Missão
“O homem contemporâneo escuta com mais facilidadeade as testemunhas do que os mestres, ou, então, se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas”.
Com este livrinho, resgatamos os nomes daqueles que estão sepultados em diversas cidades do País, recordando-nos que a memória é feita também a partir de símbolos, como o túmulo ao redor do qual nos recolhemos para honrar a vida doada de nossos irmãos e companheiros. Assim, essas páginas são também uma oração, um agradecimento a Deus, um pedido de intercessão desses “santos da porta ao lado” que percorreram um trecho da missão, deixaram o barco para nós, mas ainda nos orientam com seu exemplo.
Na comunhão dos santos, juntos com Daniel Comboni, todos temos o mesmo sonho, o mesmo compromisso: que haja vida em plenitude, nesse Brasil que amamos e servimos com paixão! Cuidemos de nossos antepassados; agradeço a todas as comunidades e a todos os leigos e leigas próximos à família comboniana que nos ajudam a manter viva a memória dos missionários sepultados no Brasil…
(da introdução)
Boa leitura e se sinta livre de divulgar por qualquer meio!
Foto: Arquivo Comboniano – Sem Fronteiras