Pacto Comboniano pela casa comum, em 10 pontos, Pe. Dario
O padre Dario Bossi faz uma retrospetiva e uma avaliação do pacto, depois de um ano do lançamento. A #pandemia veio dar uma mexida, mas também confirmou o que dizia o papa Francisco na Laudato si: o que existe hoje e uma única grave #crise sócio ambiental, com sérias consequências econômicas e empobrecimento de todo o continente latino-americano. A urgência da crise social e ambiental, a humanidade é uma chamada à #missão.
Precisamos nos converter e sonhar. Sim, a mudança é urgente e possível, mas depende de todos nós, homens e mulheres. – jan e fev 2020 Pacto Comboniano para a Casa Comum – vínhamos do Sínodo, queríamos manter fidelidade à prioridade Amazônia e Indígenas, na província do Brasil – fizemos 3 encontros de setor, com assinatura do pacto (fotos) – proposta ao continente – tradução ao espanhol – instrumento de AM – Pacto citado também pelo secretariado geral da missão como uma das iniciativas que buscam integrar os caminhos combonianos – que missão comboniana para o presente e o futuro? – o que dizia o pacto? Qual o balanço de nossos compromissos, depois de um ano? – vejamos ponto a ponto.
Missão no Brasil: Apresentação da missão e serviço dos Missionários Combonianos no Brasil. As maiores prioridades, sem deixar de responder a muitas outras questões e perguntas urgentes, são: trabalho com os povos indigenas, com os afros, ecologia, meio ambiente e direitos humanos ligados à industria, mineração, terra, etc, e animação missionária e pastoral vocacional, onde se dá especial atenção aos jovens que se preocupam com a sua resposta a Jesus Cristo e a Deus… As quatro prioridades que sintetizam o nosso serviço e trabalho no Brasil abarcam assuntos tão fundamentais, como são a educação, a saúde, as crianças e o ecumenismo, por um lado e o diálogo inter religioso, por outro.