Papa Francisco aos Combonianos: É preciso ir além!
Em encontros com os participantes do XIX Capítulo Geral dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus o Papa Francisco enfatizou a importância do estilo missionário. Ao final do encontro os missionários convidaram o Papa para celebrarem juntos a festa do Sagrado Coração de Jesus no próximo 24/06, mas Francisco agradeceu e afirmou que participará em oração.
É preciso ir além
O tema do XIX Capítulo é: “Eu sou a videira, vós sois os ramos”. Este tema inspirou o discurso do Papa aos capitulares combonianos, pois recordou que a missão só pode ser realizada se o missionário está em comunhão com Aquele que o enviou: “Se estivermos bem presos à videira, a seiva do Espírito passa de Cristo até nós e qualquer coisa façamos trará fruto, porque não é obra nossa, mas o amor de Cristo que atua através de nós.”
É importante para o missionário, afirmou Francisco, olhar e cultivar a vontade de “ir além”, para poder evitar a tentação da autorreferencialidade.
“Mas quando começamos com esta psicologia, espiritualidade do espelho, deixamos de ir além e voltamos sempre para o nosso coração que esta doente: todos temos o nosso coração doente e a graça de Deus nos salva. Sem a graça, ‘kaputt’ (arruinado). Importante é isto com o Espírito, ir além.”
Com isso Francisco diz a todos os missionários através dos capitulares que a missão não deve ter como referencial o missionário mesmo, mas a graça do Espírito Santo que nos cura e nos anima no caminho. A vida do missionário deve refletir o seu contato com o Mestre, um contato de proximidade que faz com que as ações do missionário sejam semelhantes às ações de Cristo, sejam meios pelos quais passa o amor de Deus. Esse amor de Deus vemos nos atos de misericórdia, pois: “A misericórdia, a ternura, é uma linguagem universal, que não conhece confins”.
Os desafios da vida comunitária
A vida religiosa e missionária exige dos missionários a vida em comunidade. Porém nem sempre essa convivência é pacífica e amistosa. O tema da vida comunitária é um dos temas importantes deste Capítulo que passa através de quatro temas principais: regra de vida, formação, ministerialidade e comunhão dos bens.
A evangelização não se dá somente pelo testemunho de uma pessoa, evangelizamos como comunidade e por isso questionou Francisco: “Tantas vezes vemos que algumas comunidades religiosas são um verdadeiro inferno, um inferno de ciúmes, de luta de poder e o amor onde está?”. Os Missionários Combonianos formam suas comunidades como Cenáculo de apóstolos, que devem transmitir o amor misericordioso de Deus através das suas relações comunitárias.
Dóceis ao Espírito
O Pontífice recordou aos missionários a importância de seguir a voz do Espírito Santo, que sopra aonde quer:
“Gostaria de ressaltar que também aqui, no trabalho sobre estes quatro aspectos – entre eles interligados – é preciso que tudo seja feito na docilidade do Espírito, de modo que as necessárias planificações, projetos e iniciativas, tudo responda às exigências da evangelização.”
No final do encontro o Papa Francisco abençoando os combonianos e desejou aos capitulares um bom prosseguimento nos trabalhos.
O XIX Capítulo Geral está em andamento até o dia 30 de junho, na Casa Geral dos Missionários Combonianos, em Roma.
Fotos: Vatican