Papa Francisco, Natal, Paz e Ano Novo de 2017
A não-violência: estilo de uma política para a Paz
O papa apresenta um programa com diversas etapas a ser percorridas: 1. Estamos em um mundo dilacerado; 2. A Boa Nova nos orienta e guia; 3. O desafio da Não Violência; 4. A família como raiz de uma sociedade Não Violênta; 5. Convite do Papa Francisco a escolher as Bem Aventuranças de Jesus; 6. Conclusão (Leia Mensagem Completa)
A paz tem consequências sociais positivas. Devemos, portanto, agir nos espaços possíveis, negociando caminhos de paz, até mesmo onde tais caminhos parecem impraticáveis.
É importante reconhecer, sempre mais, não o direito da força, mas a força do direito. Com esta Mensagem para o Dia Mundial da Paz, o papa deseja indicar um caminho de esperança apropriado às circunstâncias históricas presentes: chegar à solução das controvérsias através das negociações, evitando que elas se degenerem em conflito armado.
O tráfico mundial das armas é tão vasto a ponto de ser subestimado. O tráfico ilegal das armas sustenta muitos conflitos no mundo. A “não violência” como estilo político, pode e deve fazer muito mais para superar este flagelo.
A paz é possível no mundo quando você e eu tenhamos paz no coração para podermos semear paz à nossa volta: com os amigos, família, no trabalho, na comunidade, e no bairro… então vivemos o Natal e preparamos um ano de 2017, cheio de paz!