Papa pede compromisso dos jovens para “nova terra”
Dirigindo-se aos jovens do mundo inteiro, o papa apresentou o sínodo de 2018 e pediu-lhes que se trabalhem na construção de uma “nova terra”, deixando de lado a “cultura do descartável e a globalização da indiferença, segundo a informação veiculada pela agência Ecclesia.
Construir uma nova terra significa comprometer-se e trabalhar por uma nova sociedade, justa e fraterna. O papa afirma que esta continua sendo um profundo sonho e aspiração dos jovens. Recorda a todos o Sínodo dos Bispos se realizará em outubro de 2018, tendo como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. O papa Francisco coloca assim os jovens no centro da atenção pois ‘vos trago no coração’, disse.
Desafia assim os novos a ir para o futuro e ‘ouvir a voz de Deus (…) Muitos estão submetidos à chantagem da violência e são forçados a fugir da sua terra natal’, lamentou o papa.
Por fim toca o tema do discernimento vocacional e aconselha eles a buscar a ajuda e acompanhamento de guias especializados, para encontrar a sua vocação, que é o projeto que Deus sonhou e sonha para cada um.
O Vaticano divulgou o documento centrado nos jovens, que servirá de preparação ao Sínodo dos Bispos do próximo ano. Foi igualmente anunciado um inquérito on line, destinado aos jovens. O documento e o inquérito serão a base do instrumento de trabalho a ser discutido pelo sínodo.