
Papa promove Plataforma de Ação ‘Laudato Si’
Em 2018, um grupo de cientistas lançou o alarme: se não invertermos as tendências atuais das emissões de gases com efeito de estufa até 2030, as dramáticas alterações climáticas que já estamos vivendo tornar-se-ão irreversíveis. Daí surgiu um renovado sentido de urgência por parte da Igreja católica, sugerindo a necessidade de acelerar a transformação exigida pela encíclica Laudato si’ do papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, publicada a 24 de maio de 2015.
O Santo Padre propôs que a celebração do ano especial do 5º aniversário desta encíclica relançasse a sua mensagem e apelasse a uma ação decisiva e radical. Esta proposta deu origem a uma iniciativa muito maior: a Plataforma de Ação Laudato Si’ (PALS), lançada oficialmente no dia 25 de maio de 2021. O objetivo da PALS é comprometer-se a completar a transição rumo uma ecologia integral até 2030, envolvendo todo o mundo católico. O Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral coordenará este percurso que terá uma duração de sete anos.
Todos estamos calorosamente convidados a entrar e a colaborar com esta Plataforma. Para facilitar a participação de todo o mundo católico, foram identificados sete setores para a ação: famílias; paróquias e dioceses; escolas e universidades; hospitais; empresas e negócios agrícolas; organizações, grupos e movimentos; institutos religiosos. O caminho proposto é sinodal e visa constituir um movimento global, respeitando e valorizando as diferenças, que, em conjunto e até 2030, quer transformar as condições socioeconómicas, ambientais e culturais que estão levando o planeta a alterações climáticas irreversíveis, com consequências apocalíticas, e à exclusão, empobrecimento, exploração e descarte da maioria da humanidade.
A PALS inspira-se nos sete objetivos da encíclica Laudato si’: a resposta ao grito da Terra, a resposta ao clamor dos pobres, a economia ecológica, a adoção de um estilo de vida simples, a educação ecológica, a espiritualidade ecológica e o compromisso comunitário. Para quem quiser aderir a esta proposta ao longo destes próximos sete anos, a PALS fornece vários recursos e as indicações necessárias para facilitar o caminho através da seguinte página web: https://plataformadeacaolaudatosi.org/. Contudo, cada um poderá interpretar criativamente o seu próprio caminho, em comunhão com a Igreja, a humanidade sofredora e a Criação.
Arlindo Pinto, comboniano em Roma