Que bom ter encontrado você: Uma benção e um sinal de Deus
Ano de Paixão pela África
Cada um, cada uma que pude encontrar neste ano de 2024 fez a minha vida ser muito especial. Que bom ter te encontrado! Isso é uma benção e sinal de Deus em nossas vidas!
Se você aprofundou um pouquinho a conversa comigo, soube o quanto a África, suas civilizações são importantes na minha vida.
E você que recebe esta mensagem pode ser um daqueles grandes amigos e amigas, para os quais a África significa muito. E por isso até nos encontramos.
E se seguimos juntos é porque nos reconhecemos como amigos cósmicos.
E todos e todas que pude encontrar tendo essa “paixão pela África” ou não, me trouxeram seus corações e o infinito de suas almas. O que me fez muito feliz.
Minhas palavras para você estão nessa canção “Plus rien ne m’ étonne” (Nada mais me surpreende) cantada em francês por Token Jah Fakoly e grande coral de 850 vozes, no evento “Nuit du Champagne”, neste mês de dezembro.
África é Luz e Esperança
Na canção se pede o fim da partilha do mundo, do descarte das vidas e se traz a África como continente mãe, origem da vida humana na Terra, que impulsionou as mais importantes mudanças no mundo contemporâneo, a saber: o respeito a vida, a importância das mulheres, o cuidado que devemos ter com as crianças. Além disso suas religiosidades e filosofia sobre a vida comunitária encantam e convidam o mundo para o melhor.
É do continente mais violentado da história, que vêm as mais belas e promissoras palavras, uma ética, um conhecimento e um “jeito de celebrar a vida” que ficará para sempre nas “Memórias” e no testemunho daqueles que conheceram países e povos da incrível e poderosa África.
Esta é o berço da Humanidade e onde o menino Jesus aprendeu a andar, enquanto estava com seus pais exilado no Egito, resguardado da tirania de Herodes.
África é Amor à Vida
Que possamos viver unidos lutando por todas as vidas, porque elas importam e fazem parte da nossa experiência humana.
Nesta canção é claro, as crianças que morrem em Gaza, Cabo Delgado, no Sul do Líbano e em tantos lugares em guerra, representam uma parte da nossa própria humanidade que é ferida.
Na cidade de Belém não houve decorações de Natal nem festas nas ruas. Foi a celebração do luto das crianças mortas na Palestina de hoje. E a busca do acolhimento dos pequeninos aterrorizados pelos ataques dos drones e que infelizmente estão aprendendo a “viver apesar deles”, como observou tristemente um sacerdote em Belém, para a imprensa internacional.
Escrevo essa mensagem para você e dedico a todas as crianças, a vitória do Amor, a África para que possa se fortalecer e ensinar a todos nós, o valor incomensurável da vida.
Feliz Ano Novo!
Com amor, esperança e amizade.
Feliz 2025!
Patrícia Mutanu Teixeira Santos
NOTA: Caso você queira ter melhor ideia da 'Paixão pela África' da professora Patrícia Mutanu, acesse o seu Facebook e o Instagram.