Quito: Irmãos combonianos sonhando fraternidade para todos
Nos dias 2 a 5 de Maio nos reunimos, na casa provincial de Quito, 11 irmãos representantes do México, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Colômbia, Equador, Peru e Brasil para partilhar nossa missão e nossa vida doada.
Foram pontos altos…
Irmãos presentes no Encontro Continental, Quito – Equador
Foram pontos altos o conhecimento mútuo e convívio, a palestra do P. Rafael Ponce – provincial do Equador, a informação detalhada sobre a Obra Comboniana de Promoção Humana – Guayaquil e sobre o Fórum Social Mundial – Salvador da Bahía. O P. Rafael nos apontou a eclesiologia circular e de comunhão (Vaticano II) como condição para a fraternidade. Atenção e tempo mereceram os trabalhos de grupos que nos ajudaram a definir os desafios atuais em nossos continentes de Ásia e América. Partindo dos desafios, e em plenário definimos algumas propostas de âmbito geral e outras para serem encaminhadas à assembleia intercapitular pelo Ir. Alberto Degan, nosso referente. A última tarefa foi a elaboração de uma mensagem a divulgar em seguida em nossas províncias e para todos os combonianos.
Talvez o maior desafio seja mesmo o de dinamizar e ajudar a criar fraternidade entre todos nós combonianos, unidos pelo fundador e todos consagrados para uma única missão, com diferentes tarefas, dons e serviços. Precisamos todos colocar o acento na consagração e na missão que nos unem, iniciando pelo processo em curso da revisitação e revisão da RV. Mas isso só será efetivo se for incluído na formação e na vida ordinária de nossas comunidades. Outro desafio é sem dúvida a animação vocacional entre os jovens para que esta bela vocação possa continuar a ser sinal e serviço às pessoas e ao Reino de Deus.
Terminamos nossa reunião com um sentimento de ação de graças a Deus pelo encontro, conhecimento mútuo e partilha. Também pudemos expressar nossa gratidão à província do Equador e à comunidade da casa provincial pelo acolhimento. Confiamos a Nª Sª de Guadalupe e a S. Daniel Comboni os frutos deste encontro.