Sonhar os sonhos de Deus
Olá, eu sou Padre Rafael Gemelli Vígolo, missionário comboniano, e estou em missão em Macau, na China. Venho hoje partilhar com você o meu caminho vocacional.
Eu nasci em Curitiba/PR. Creio que foi na minha família e paróquia onde nasceu a minha vocação missionária. Desde pequeno, meus pais nos ensinaram a amar a Deus e a ter um coração aberto aos pobres. A experiência de fé vivida na paróquia me levou a discernir o chamado de Deus para dedicar minha vida a Deus na Missão.
O sonho de ser padre nasceu quando tinha 10 anos. Este desejo profundo sempre me acompanhou, como um belo tesouro que guardo no coração. Porém quando era adolescente também pensei em de entrar na universidade. Esforcei-me e consegui ingressar no curso de Engenharia Mecânica. No entanto, à medida que estudava, crescia cada vez mais o desejo de consagrar a minha vida a Deus e a servir aos outros, em especial aos pobres e necessitados. Pouco a pouco, meus horizontes foram se alargando e comecei a me perguntar: e por que não ir a África ou outro lugar onde mais se necessite? Decidi fazer um discernimento vocacional, conheci várias congregações religiosas e me identifiquei com os Missionários Combonianos e São Daniel Comboni. Arrisquei! Após me formar em engenharia, deixei tudo para trás e entrei no seminário. No caminho encontrei alegrias e também dificuldades, mas Deus me acompanhou. Foi Ele quem me ajudou a seguir em frente desde o início até agora.
Durante a formação, estive sete anos no Peru, onde fiz o noviciado e estudei a Teologia. Em seguida fui enviado em missão à Amazônia, onde estive quatro anos. Trabalhei com o povo ribeirinho, com os jovens de Rondônia na animação vocacional e acompanhei o processo de martírio do Pe. Ezequiel Ramin. Esse tempo me marcou profundamente. Guardo o recordo das pessoas com muito carinho.
Depois fui destinado para trabalhar na China. Agora faz cinco anos que estou aqui em Missão. Os primeiros dois anos foram de estudo do Cantonês, a língua falada no sul da China. É uma língua muito difícil de aprender. Ainda sigo aprendendo o chinês. Trabalho em uma paróquia em Macau. Busco servir o povo com alegria e generosidade, e me sinto feliz em ser um missionário comboniano. Meu desejo é ajudar as pessoas a se encontrarem com Jesus, e Nele, descobrir a luz e o amor de Deus.
Convido você, estimado jovem, a se deixar guiar pelo desejo profundo do seu coração. O que você se sente chamado a ser e viver na sua vida? Pedimos a Deus que nos ajude a sonhar os seus sonhos. Que Deus ilumine os teus passos.
Rafael Vígolo, comboniano na China