Trilhando pelos caminhos da missão
Sou padre Rafael Vigolo, Missionário Comboniano. Nasci em Curitiba e faz seis anos que estou trabalhando como missionário em Macau, na China.
Desde criança pensava em ser padre. Alguns momentos, sentia esse sonho bater mais forte, outras vezes, parecia esquecê-lo. Porém, o chamado de Deus é constante, Deus continua a nos chamar a cada momento da vida.
Como todo jovem, tive também o sonho de me formar em um prestigiado curso superior, ter um bom emprego, conquistar as coisas que em geral se colocam como meta na vida: ter uma casa, comprar um carro, viajar, casar, ter filhos… E seguindo essa corrente, cursei Engenharia Mecânica, fiz um intercâmbio na Inglaterra, trabalhei etc. Porém, à medida que vivia essas experiências, sentia cada vez mais forte o anseio de dedicar a minha vida a Deus e aos demais. Ao final do curso de Engenharia, fiz um discernimento vocacional. Lembro-me de que pedia a Deus: “Senhor, quero fazer a sua vontade.” Não imaginava que 20 anos depois estaria trabalhando como missionário na China.
O nosso trabalho missionário como Missionários Combonianos no mundo chinês é o de primeira evangelização, apoio à Igreja local, serviço na paróquia, retiros, cursos, serviço nas escolas católicas. A realidade da Igreja em Macau e na China é de que os cristãos são uma minoria. Em Macau, os cristãos são cerca de 5% da população; e na China, os cristãos são menos de 3 %, os católicos, mais ou menos 1 %. Portanto, a missão do anúncio do Evangelho aqui é uma grande necessidade e todo um caminho a ser trilhado. 🚶♂️
Deus foi sempre bom e generoso comigo nesta caminhada. Não faltaram os desafios, sobretudo, aprender uma língua tão difícil quanto o chinês. Porém, nunca faltou a graça de Deus, que sempre superabundou. Deus sempre caminhou comigo e com o povo que me acolheu, seja no Peru, durante os 7 anos que estive lá no período de formação; seja na Amazônia, durante os 4 anos em que trabalhei junto aos povos ribeirinhos e na animação missionária e vocacional; seja agora aqui na China.
Deus nos ama e conhece profundamente. Ele nos chama pelo nome e nos envia. E nos caminhos da missão, Deus nos acompanha dia a dia. Da nossa parte, precisamos escutar a sua voz, que nem sempre é fácil distinguir entre tantas vozes que soam em nossos ouvidos. Há muitos caminhos que podemos escolher, porém os caminhos que Deus nos convida a seguir são aqueles que nos conduzem à vida plena para nós e para os outros. Portanto, vale a pena escutar a voz de Deus que ressoa no profundo dos nossos corações. Vale a pena responder sim ao Senhor, e trilhar pelos caminhos que Ele nos conduz.
Rafael Vigolo, comboniano em Macau-China
Imagem: Círio na Vigília Pascal, onde teve 13 batizados (Paróquia São Francisco Xavier, Mongha, Macau)