Um refugiado entre os refugiados – O venerável Padre Bernardo Sartori
O pe. Bernardo Sartori foi um refugiado entre os refugiados, porque escolher continuar com o povo que era perseguido na Uganda.
Entre os decretos promulgados em 14 de dezembro pela Congregação para as Causas dos Santos há aqueles relativos a três sacerdotes e um religioso, que se tornam Veneráveis com o reconhecimento de virtudes heróicas.
Em particular, destaca-se o testemunho de Bernardo Sartori. Ele foi um sacerdote professo dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus. Viveu uma vida fortemente marcada pela missão:
Nasceu a 20 de maio de 1897 em Falzé di Trevignano, na região de Treviso. Em 1921 ingressou na Congregação Comboniana e após algumas atividades de animação missionária no sul da Itália foi ordenado sacerdote em 1923.
Em 1934 foi enviado para o noroeste de Uganda, ambiente predominantemente muçulmano. Nos anos seguintes fundou novas missões e escolas. Em 1962 promoveu a consagração de todos os missionários combonianos da África à Virgem Maria.
Ele viveu os acontecimentos turbulentos que se seguiram após queda do ditador Amin de Uganda e em 1979 seguiu seu povo no Zaire, tornando-se um refugiado entre os refugiados.
Depois de uma breve estada na Itália, em 1982, aos 85 anos, voltou ao Zaire, para ficar perto de seu povo. Incansável no trabalho apostólico e na ajuda ao próximo, morreu no dia 3 de abril de 1983, dia da Páscoa, em Ombaci, Uganda.
Seu corpo foi encontrado sem vida na igreja, em frente ao Santíssimo.
Fotos: Arquivo Comboniano